sexta-feira, 2 de julho de 2010

Família brasileira

“ Todo o processo de mudança na organização das famílias que acompanha o aburguesamento da sociedade moderna, divórcio, nova parentela oriunda dos filhos de outros casamentos, por exemplo, ou uma maior liberalidade dos costumes e da vida sexual que, no conjunto, implique a modernidade, recebe a designação de nova família”

Este trecho, parte integrante de um artigo do livro “ Família brasileira - a base de tudo”(Ver referências no final deste artigo), deixa claro o conceito de nova família, adequada as novas transformações culturais que vem sendo desenvolvidas com grande ênfase a partir da década de 1990.
Vale ressaltar que certas afirmações não podem ser consideradas como relevantes, a exemplo do “aburguesamento” citado no trecho. O que vejo como progresso na sociedade é a mudança de hábito, aliada as novas culturas, novos pensamentos, crescimento intelectual das pessoas para com a perda gradual dos preconceitos, o avanço das tecnologias, dentre outras, menos o aburguesamento da sociedade moderna, que na verdade, é inexistente.
Burguês é um conceito que se alia aos pensamentos da esquerda tradicional e moderna, que deveria ser banido de estudos atuais, ainda mais no campo social, que visa uma nova maneira de pensar o mundo, sem conservadorismo, sem nenhuma ideia atrelada ao comunismo, ou seja, algo que não esteja diretamente relacionado aos pensamentos extremistas de direita ou esquerda, e sim a conceitos que satisfaçam as necessidades reais da sociedade, sem demagogias ou palavras que se levem a ela.
O crescimento do capitalismo se deve ao fato das novas vertentes de aperfeiçoamento profissional, que levam a economia a crescer, o que é normal em qualquer país que vigore este sistema de governo, portanto, usar termos relativos ao aburguesamento, é completamente irracional, tendo em vista as conjunturas do processo natural de um sistema político e econômico. Trabalhar com a realidade do sistema é racional, necessário e preciso. Tentar mudar o sistema é completamente absurdo e é exatamente isso que barra os progressos, os avanços nas áreas sociais.
A nova família brasileira, é o retrato da modernidade, do pensamento atual da sociedade, que vem se modificando frente aos novos avanços em diversas áreas do conhecimento e aplicação do mesmo. Exemplos podem ser dados a partir da descompactuação gradual das pessoas frente à homossexualidade, preconceitos raciais e sociais, dentre outros.

Referências bibliográficas: O trecho do início deste post: "Ajustando o foco das lentes: Um novo olhar sobre a organização das famílias no Brasil", Livro: Família Brasileira - A base de tudo, UNICEF, impresso em março de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário