sexta-feira, 25 de junho de 2010

Autoridades removem estátua de Stalin em Gori, na Geórgia

Por Veja
No lugar, será construído um memorial para vítimas de guerra contra a Rússia




Uma enorme estátua de bronze do ex-ditador soviético Joseph Stalin foi desmontada em segredo em sua cidade natal, Gori, na Geórgia. A operação foi realizada durante a noite por autoridades locais, informou o governo nesta sexta-feira. No lugar, deve ser construído um memorial para as vítimas da guerra com a Rússia em 2008.

O sigilo em torno da operação se deve ao fato de que o ex-ditador ainda é muito popular neste Estado do Cáucaso. A estátua de seis metros se encontrava na praça central de Gori desde o começo da década de 1950. Nos últimos anos, foi tema de controvérsia, quando o governo do presidente pró-ocidental Mikhail Sakhashvili sugeriu que fosse retirada.

Muitos habitantes de Gori defendem apaixonadamente a memória de Stalin e se declararam totalmente contra a ideia. Gori está a poucos quilômetros de distância da região separatista da Ossétia do sul, onde as forças russas entraram em conflito com o Exército geórgio em agosto de 2008.

(Com agência France-Presse)

2 comentários:

  1. Todo ditador, por menos ruim que tenha sido pra um país, não deve ser idolatrado!

    ResponderExcluir
  2. Terá sempre pessoas idolatrando líderes como Stálin. Mas o fato dessa idolatria acontecer não deve obrigar todos os outros a esquecerem de que ele fez coisas ruins para muitos.

    ResponderExcluir