sábado, 26 de junho de 2010

Ensaio sobre Serviço Social



Caros amigos, estava lendo algumas páginas do site do CFESS(Conselho Federal de Serviço Social), no qual tenho o maior respeito e admiração. Comecei a acompanhar esta área da sociedade, que muito me interessa e que poucos dão valor: O serviço social.
O trabalho de um assistente social é pautado nas diferenças (que são comuns e naturais em uma sociedade miscigenada não só na cor da pele e dos olhos, mas no âmbito cultural,social e econômico)e nas desigualdades que algumas políticas públicas enfatizam ao governar de maneira imprópria. Claro que o erro é estrutural e não mandatário.
Segundo esta minha visão social, repasso abaixo um trecho de "ESTRUTURA / ATUAÇÃO FRENTES DE ATUAÇÃO E COMISSÕES DE TRABALHO" do CFESS:

Parametrados pela Política Nacional de Fiscalização (PNF), as frentes de atuação do CFESS se estruturaram em dois grandes eixos: um que busca defender e valorizar a profissão, dando visibilidade e qualificando a intervenção profissional e outro que se conecta com as lutas da classe trabalhadora em defesa da ampliação e universalização dos direitos e das políticas públicas, da socialização da política, do fortalecimento dos movimentos sociais e da participação em espaços estratégicos de democracia participativa. Essas frentes de atuação se estruturam em Comissões de Trabalho constituídas por conselheiros/as que articulam e desenvolvem atividades pautadas pelos princípios e valores do Projeto Ético Político Profissional.
Leia mais em: http://www.cfess.org.br/estrutura_frentes.php

Quando o trecho aborda a questão das lutas da classe trabalhadora em defesa da ampliação e universalização dos direitos e das políticas públicas, da socialização da política, do fortalecimento dos movimentos sociais e da participação em espaços estratégicos de democracia participativa, fica claro que o compromisso dos assistentes sociais é pautado na defesa e atuação prática em projetos que diminuam as desigualdades prejudiciais, que comprometam uma boa qualidade de vida para a classe mais baixa da sociedade, o que ao meu ver, não está inserido na esquerda política e seu pensamento extremista.
Esta atuação se declara extremamente pautada em resoluções cabíveis, reais e possíveis, não utópicas, como a esquerda.
Trabalhar para todos, com visões reais e possíveis de progresso, vai além de um sistema político que pauta-se no extremismo social e cultural. Vai além de dizer que direitistas não se preocupam com o povo, como já ouvi por aí, de dizer que um direitista não pode ser caracterizado como tal, por fazer trabalho voluntário, e outras coisas absurdas do gênero discursivo da ignorância praticada.
Trabalhar pelo bem comum é um dever público, em todas as esferas do poder. E este trabalho começa com os assistentes sociais.

4 comentários:

  1. o nome do blog me iludiu =/
    jurava q teria um post sobre café huahuauhauhaua

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua postagem, com bons argumentos. E eu concordo com você, o trabalho de assistente social é um trabalho digno de aplausos, é o começo para diminuir as desigualdades que em todos os lugares existem.
    Parabéns.

    ResponderExcluir