segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Governo de SP é qualidade na educação



Caros leitores,
Não poderia deixar de articular sobre um tema fundamental para a construção de uma sociedade digna - a educação.
Estou à sete anos na Rede estadual de ensino e verifiquei neste período um grande avanço educacional,nunca visto antes!
Pois bem,tenho orgulho de dizer que estudo em escola pública do Estado de São Paulo.
Os professores são altamente qualificados e devem atender as demandas do Estado,sempre preocupado em melhorar a qualidade de ensino,através de projetos educacionais em parceria ou não com a iniciativa privada.
O fato é que está dando certo.
Quando entrei no estado,o governador era Geraldo Alckmim;na sua gestão,foi implantada mais uma aula obrigatória por semana, dentro do currículo escolar.
Na atual gestão,os projetos só aumentaram,junto com os números infalíveis de investimento.Falta ainda?sim,e muito.Mas é um grande avanço,nunca visto antes na história deste país(Que frase mais esquerdista,não acham?Deus me livre).
Melhor que investimento é a capacidade e vontade dos professores altamente treinados e na grande maioria,com uma formação acadêmica invejável.
Só me deixa triste a não valorização dos profissionais da educação.
Se hoje nós temos um quadro vergonhoso de alunos não preparados para o mercado de trabalho,a culpa não é do professor,e sim,do próprio aluno,que não valoriza os investimentos do Estado,a formação do professor,os incentivos ao estudo e os projetos interno-escolares.Pior que isso é a falta de incentivo e fiscalização dos pais,que também são mestres em escrachar os professores.
Não teremos educação de qualidade enquanto não houver interesse e valorização dos investimentos públicos estaduais e federal.
Pensando neste alto número de alunos não capacitados para o mercado de trabalho,o governo de SP,implantou uma nova disciplina obrigatória em todo o estado,para preparar melhor o aluno,apto à um mercado de trabalho cada vez mais exigente.A disciplina é conhecida como DAC(Disciplina de apoio curricular),que tem como objetivos, os seguintes itens:
*Proporcionar maiores chances de sucesso na continuidade de estudos.
*Realizar aulas contextualizadas para melhor assimilação dos conteúdos curriculares do Ensino Médio Estadual.
*Proporcionar material didático especial para o aprofundamento dos estudos.
*Focar temas para aprofundamento de cada componente curricular,por área(Linguagens e códigos,ciências humanas,ciências da natureza e matemática).
*Explorar a relação entre conteúdos curriculares e as profissões,visando auxiliar o jovem em suas escolhas,trabalhando competências e habilidades.

Bom,este é mais um tiro certeiro do governo Estadual de SP,junto a Secretaria de Educação do Estado,para desenvolver um trabalho sério,responsável e comprometido com a formação profissional dos alunos de Ensino Médio público.
Como eu disse antes: Não estuda quem não quer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário