terça-feira, 11 de maio de 2010

A farsa de Morales.

O título do post é meu, mas a reportagem é da Veja. Segue abaixo um trecho, leia na íntegra comprando a edição desta semana.

FARSA
Morales ergue os bastões no ritual de posse: dica dos sacerdotes


Evo Morales pode ter cara de índio e nariz parecido com o do condor, como nós. Mas seu cérebro é de branco”, diz o aimará Felipe Quispe, que, como o presidente boliviano, se dedicou nos anos 90 a organizar protestos com o objetivo de derrubar governos democráticos. A frase de Quispe ecoa a convicção entre os bolivianos de que Morales, internacionalmente conhecido como “o primeiro presidente indígena da América Latina”, não passa de uma farsa.

Juan Evaristo Morales Ayma, apesar de ter pai e mãe aimarás, nunca aprendeu a língua dos antepassados e deixou sua cidade natal aos 6 anos de idade. Ele se comunica apenas em espanhol e é solteiro, o que para os aimarás é considerado mau agouro. O desconhecimento dos costumes e das línguas indígenas já rendeu alguns vexames a Morales.

Durante um discurso no encerramento das eleições regionais deste ano, na cidade de Achacachi, o público gritava: “Fale em aimará! Fale em aimará!”. Morales fez de conta que não era com ele e foi vaiado. Seu candidato à prefeitura da cidade terminou em terceiro lugar na votação. Em janeiro, antes da posse do segundo mandato, o presidente submeteu-se a um ritual para ser ungido guia espiritual indígena, nas ruínas da extinta civilização de Tiwanaku. Após atear fogo às oferendas, deixou o local sem esperar que um sacerdote lesse as mensagens divinas nas chamas, como manda a tradição.

Depois, quando algumas crianças lhe entregaram dois bastões cerimoniais, virou-se desnorteado para um sacerdote e perguntou: “O que eu faço com isso?”. O que passou pela cabeça de Evo naquele momento é uma incógnita. Na Bolívia, contudo, poucos têm dúvida de que, se ele fosse índio, saberia o que fazer com os bastões… No caso, erguê-los em oferenda aos deuses.

2 comentários:

  1. interessante esse ponto.
    quem poderia imaginar neh?
    pseudo-ícones

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa me pegou de surpresa! Tomara que caia a ficha de muita gente que esteja no poder!
    Somos "inocentes", acreditamos demais no princípio da "boa fé" e esquecemos que é só um princípio e quem decide se segue ou não é cada um, não podemos determinar quem vai segui-lo.

    ResponderExcluir