sexta-feira, 21 de maio de 2010

A mais bela avenida do mundo será um jardim

BLOG-DE PARIS

A Champs Elysées, mais bela avenida do mundo, vai se transformar em um imenso jardim. Durante dois dias — 23 e 24 de Maio — a linha reta de um quilometro e larga de 27 metros, que separa a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo, em Paris, será ocupada por 150.000 arvores, divididas em quatro pequenos bosques, e 150 espécies vegetais. O mosaico natural de 3 hectares formado por parcelas de 1,2 metro quadrado será instalado sob os paralelepípedos por 600 agricultores franceses em uma só noite. A iniciativa cuja preparação paisagística levou um ano, vai comemorar na França, o Ano Internacional da Biodiversidade, organizado pela ONU. Estima-se em um milhão, o número de visitantes.

Vinte anos depois de cobrir a avenida Champs Elysées com campo de trigo, o veterano criador de espetáculos de rua, Gad Weil, foi o escolhido para concepção do Nature Capitale. “O evento vai durar apenas dois dias, mas ele não será completamente efêmero desta vez, ele continuará vivo alhures”, conta Weil a Veja.com. O visitante poderá comprar partes do jardim e levar para casa. Um vaso florido, por exemplo, custa 10 euros. Uma parcela de um bosque, miniatura vegetal de 11 diferentes regiões da França, pode chegar até a 700 euros.

Grande Moisson, o trigal urbano de Weil, foi um espetáculo para a comemoração do Bicentenário da Revolução Francesa. O artista queria lembrar a fome como uma das causas principais do acontecimento que mais modificou a França e que, dois séculos depois trouxe abundância. Ele perdeu a concorrência para o desfile majestoso de Jean-Paul Goude cujo tema era a confraternização de povos e culturas. Desta vez, o Nature Capital tem como objetivo, segundo Weil, “mostrar as paisagens da França de forma poética.”

Ninguém duvida que a Champs Elysées estará ainda mais bonita com arvores no lugar de carros. A questão é saber o que chamará mais atenção, se um jardim na principal avenida da França ou os 4,2 milhões de euros gastos com o Nature Capitale em tempos de controle orçamentário — o déficit público francês equivale a 8,2% do seu Produto Interno Bruto, 143,8 bilhões de euros em 2009. O presidente Nicolas Sarkozy propôs hoje, mudança na Constituição que obriga todo governo a fixar um objetivo quinquenal de redução do déficit no início do mandato. Até 2013, a França deverá reduzir seu déficit público a 3% do PIB como preconiza a União Européia.

5 comentários:

  1. Realmente a "Champs Elysées" é maravilhosa...
    Lugar inspirador.

    Letícia Moraes

    http://tomatesuicida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Queria eu poder participar desta comemoração! Ficará lindo! E que iniciativa não? Muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Isto soa magnífico!
    Sempre tive vontade de visitar a Champs Elyées,
    Imagina fazer quando esta contecendo uma iniciativa destas? E ainda poder trazer para casa um pouco daquela magia?
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Champs Elysées, um grande cenário para inspiração e criatividade do ser humano.
    Belíssimo!

    ResponderExcluir
  5. bom... de acordo com a má informação de um amigo
    escrevi que seria um grande erro. afinal acreditara ficar no local.

    mais em relação a se passar a um evento.
    será muito bom para as pessoas aprender sobre plantas. e ver um outro lado que não estamos acostumados a ver a respeito.

    heil a NAtureza

    ResponderExcluir