quinta-feira, 20 de maio de 2010

A importância do voto - Deputado Federal

O que é um deputado federal?
-Informações da internet
Deputado federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil.

De acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por voto direto.

O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições. O código eleitoral brasileiro permite ao deputado federal mudar de partido no correr do seu mandato público.

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).

Comento:
A importância do voto é extremamente pautada no que diz respeito ao exercício da cidadania e da construção do progresso que é diretamente dirigida por nós, eleitores. Somos nós que contratamos os representantes do povo para trabalhar e defender nosso país, os interesses comuns, e verificar as necessidades regionais de cada canto desta imensa nação.
Quando você elege um deputado federal de sua cidade, você está beneficiando a população de onde você mora, pois ele irá trabalhar com toda atenção voltada principalmente para o desenvolvimento da cidade em que nasceu, viveu ou trabalhou por algum tempo, ou seja, quem ganha votando em deputado federal da própria cidade, são os próprios moradores da mesma, que contarão com um representante efetivo por 4 anos, defendendo e garantindo os direitos constitucionais, além de estar buscando e fiscalizando verbas para o município.
Claro que as funções do deputado federal vão muito além de trabalhar para seu município de origem. É função do deputado garantir o cumprimento das leis e melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros, através de projetos e reformas nas atuais leis.
Não deixe de valorizar os políticos de sua região. Vote consciente!
Aguardem a nova matéria sobre a importância do voto.

Um comentário:

  1. O voto é muito importânte, estamos decidindo nosso futuro e de outras pessoas votando. Não podemos deixar de votar. Gostei muito do blog. Abraços.

    ResponderExcluir