terça-feira, 11 de maio de 2010

Misantropia

Lendo e estudando mais afundo o conceito de misantropia, verifiquei que me encaixo nessa característica, porém, é importante sabermos que existem diversas vertentes desta aversão ao ser humano e à natureza humana, que devem ser muito bem compreendidas, para que não ocorram desvios de informação. O texto que segue abaixo foi retirado da internet, em sites de pesquisa comum. Em negrito, coloquei trechos nos quais me encaixo, e a partir deles, me auto denomino um misantropo. No final, faço uma observação importante.

Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A misantropia pode ser motivada por sentimentos de isolamento ou alienação social, ou simplesmente desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade.

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/timido fundamentalmente) e, é precisamente por este facto que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas que estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma desconfiança, é frequente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem. São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão (indisposição para ir a lugares com muita gente, por exemplo, baladas/festas, o que invariavelmente faz da pessoa uma caseira convicta). Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termómetro do estado de espírito fica louco, oscilando constantemente (poucas são as pessoas que vêem este seu aspecto, normalmente as mais próximas). Normalmente são muito perfeccionistas no que gostam de fazer e no que se comprometem a fazer. É muito frequente destacarem-se nas áreas em que estão inseridos (as que eventualmente têm um á vontade), pois dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho. A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, nomeadamente na escola, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irónicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça. Um fato notável é que são muito inteligentes, tendem a resolver desafios e enigmas com muita facilidade, já que vivem de um raciocínio puramente lógico embora não se deixam ser percebido.

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do facto de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitarem. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afectados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos directamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias depressões.

Expressões evidentes de misantropia são comuns em sátira e comédia, embora a intensa seja geralmente rara. Expressões mais sutis são mais comuns, especialmente para mostrar as faltas/falhas na humanidade e sociedade.

Observação: Vou me formar em sociologia e pretendo dar aulas desta disciplina. Ah Iago, mas então, como você se considera um misantropo se pretende ser sociólogo? Sociologia não é o estudo das sociedades?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra meus caros. Os estudos e análises podem ser desenvolvidos por pessoas de qualquer personalidade e/ou modo de pensar e agir, os meios não atrapalham os métodos para o resultado final, quando o objetivo de cumprimento do trabalho é esclarecidamente desenvolvido. Sou um misantropo sim, dentro das características que dei ênfase no trecho acima, e isso não atrapalha nos estudos sociológicos, muito pelo contrário, ajudam muito. Gostem ou não, esta é a verdade.

8 comentários:

  1. A sociedade em que vivemos é uma droga, pronto falei!

    ResponderExcluir
  2. está de parabens Iago
    Incrivel tema
    e sobre o comentario, está certo. mesmo sendo Misantropo o interessante é relatar que estará observando a sociedade, atravez da sociologia de uma forma critica, pessoal, e com seus própios traços. afinal os grandes sociólogos, Filosofos, e as pessoas que derivam os carateres da sociedade em pensamento. não eram Misantropos?

    e está de parabens mais uma vez com o seu blog. de uma forma em que pode manifestar sua opinião em diversas áreas

    Opinião:
    eu não me considero Misantropo, mais em certas partes da vida, inclusive nos meus estudos sobre Ocultismo daria uma ótima referencia hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em sociedade e dependemos dela para tudo em nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Tbm não entendo como voce vaiser sociológo?
    devai escolher uam profissão um pouco menos coletiva ..

    ResponderExcluir
  5. Por mais inesplicável ou não, esse texto me ajudou bastante em minha escolha para o vestibular que farei no fim deste querido ano!
    muito obrigado, e ótimo texto!

    se poder:

    http://furdunconosemaforo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. legal o tema!
    bem curioso. não conhecia esse termo.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, vivemos a misantropia! Não é uma escolha qualquer, e sim uma caracteristica do nosso ser.

    Hadhawhana.

    ResponderExcluir