domingo, 9 de maio de 2010

Leia trechos do discurso de Geraldo Alckmin

Conteúdo retirado do Blog de Reinaldo Azevedo.
“Quero dizer da minha alegria, da minha felicidade de estar aqui, no dia de hoje, com cada um de vocês, que vieram de todos os cantos do estado - do litoral às barrancas do rio Paraná; das margens do Paranapanema às do rio Grande; do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba; da Grande São Paulo a todo nosso Interior.
(…)
Temos também de reconhecer - com a humildade de quem procura cumprir bem com as suas obrigações e com o respeito devido ao povo que as confiou a nós -, que São Paulo é hoje um estado renovado; que o extraordinário esforço de recuperação, fortalecimento e modernização, verificado nos últimos anos, tornou São Paulo melhor, e está permitindo que o atual governo realize a maior soma de investimentos de toda a nossa história: R$ 64 bilhões, até o final do ano.
(…)
Hoje, mais uma vez, sustentamos publicamente a nossa convicção de que um governo ideal deve ter honestidade de propósitos, transparência de método, responsabilidade nas ações, justiça nas decisões, austeridade nos gastos, respeito pelas pessoas, mas que, acima de tudo, deve ter o interesse público como limite.
(…)
Futuro presidente José Serra, quero dizer, desde logo: conte comigo. Serei um soldado na sua frente de combate, na luta em direção a Brasília. Sabemos todos o quanto você é capaz, o que fez, o quanto ainda fará pelo Brasil. Todos aprendemos com sua competência e a ela somamos nossos esforços. Temos muita confiança e grandes expectativas na sua candidatura, porque ela traduz um sentimento de todos nós, brasileiros: o de que o Brasil, de fato, pode mais.

Nesta hora, em que nos é cobrada a responsabilidade de escolher a direção a ser tomada, e que urge criar as condições indispensáveis para que o nosso povo possa usufruir de um futuro com mais dignidade, oportunidades e realizações, queremos seguramente lhe afirmar: conte conosco!

Conte com os brasileiros de São Paulo nesta jornada que será vitoriosa. Haveremos de estar juntos, lutando e trabalhando, por São Paulo e pelo Brasil!

Serra, foi uma honra servir o povo paulista ao seu lado, neste último ano. Já havíamos unido esforços antes. Durante o governo do grande mestre da nossa geração, Franco Montoro, pude acompanhar, desde a Assembleia Legislativa, o seu profícuo trabalho. Mais tarde, encontramo-nos na Assembleia Nacional Constituinte, e mais uma vez, lado a lado, trabalhamos juntos na elaboração da nova Constituição. Como vice de Mario Covas, aplaudi suas ações nos ministérios do Planejamento e da Saúde. Sua passagem pela prefeitura e pelo governo de São Paulo deu-nos sólidas provas da boa gestão que desejamos para o Brasil.

Hoje, voltamos a unir os nossos esforços. Desta vez, para defender e promover uma política de desenvolvimento que seja capaz de propiciar a São Paulo e ao Brasil a oportunidade de alcançar o futuro comum de grandeza e prosperidade.

E é com esse propósito que me disponho a servir mais uma vez o povo de São Paulo. Quero, à frente do governo do Estado, contribuir para que nos aproximemos do destino de grandeza e prosperidade que São Paulo compartilha com o Brasil.

Faço isso, motivado também pela confiança que tenho merecido do povo de São Paulo e que muito me honra. Confiança que se expressa em calorosos apertos de mãos anônimas, nos lugares em que ando, e que, para mim, são ainda mais eloquentes do que as pesquisas.

Sinto, no calor e no carinho que as pessoas me trazem, uma convocação e uma enorme demonstração de apoio e de confiança. E, olho no olho, sinto que essa confiança não é fabricada por propaganda de televisão, por promessas, por planos mirabolantes de melhorar tudo para todos, de uma hora para outra, como se para isso bastasse um gesto mágico, uma varinha de condão.

Não! A confiança vem de quem já conhece e aprova o nosso jeito de trabalhar. Porque, acima de tudo, nós temos um compromisso com a verdade. E pela verdade, orientamos a nossa conduta.

Por causa dessa confiança e em respeito a ela, é que hoje renovo o compromisso que mantenho, desde que entrei para a vida pública: o de trabalhar de sol a sol para melhorar as condições de vida do nosso povo, sem perder qualquer possibilidade, por menor que seja, de fazer de São Paulo um estado mais cheio de oportunidades de trabalho, de progresso e de bem-estar para a nossa população.

Um estado mais justo, que atenda os mais necessitados, promova os jovens, respeite os idosos, valorize as mulheres - elas que têm um papel fundamental na sociedade, com sua incrível capacidade de pensar e agir pelo coletivo, de traduzir as necessidades das pessoas, de lutar pelo interesse comum, de alertar para as injustiças, de proteger e cuidar. Sempre tive as mulheres como aliadas e pretendo continuar a ter!

Já afirmei várias vezes que busco, na política, uma realização, muito mais que um reconhecimento. Uma realização que consiste em oferecer, mais do que esperança, os próprios meios para concretizá-la.
(…)
A partir dessa concepção, entendo ser necessário fortalecer os que mais precisam: o estudante carente; o trabalhador que busca emprego; o agricultor, que pelas incertezas, hesita em semear o campo; o comércio sem crédito; a indústria incipiente; sem deixar, contudo, de incentivar aqueles que buscam expandir seus negócios, diversificar serviços, realizar pesquisas, promover inovações tecnológicas, gerar renda e empregos - aqueles, enfim, que, em sinergia com o Estado, sejam capazes de criar ainda mais oportunidades em benefício de todos.

Esse é o efeito multiplicador que acredito seja função e objetivo do Estado moderno promover. O Estado deve ser indutor do desenvolvimento sustentado, cabendo-lhe dispor de todos os meios ao seu alcance para estimular o empreendedorismo, a ampliação dos postos de trabalho, a implementação da justiça social.

Para isso, é preciso cumprir o inadiável dever de assegurar serviços públicos de qualidade, educação eficiente, serviços de saúde confiáveis, segurança pública, condições dignas de moradia e transporte, apoiando, ao mesmo tempo, a criança que necessita de escola pública, o jovem que procura inserir-se no mercado de trabalho e o idoso que não deve nem merece ser excluído do convívio social.
(…)
Vamos então iniciar esta jornada. Com os pés no chão, os olhos no futuro, o espírito elevado e São Paulo no coração.”

4 comentários:

  1. Ola Iago.

    Bom...tenho a dizer que não sou muito conhecedor de politica, para dizer a verdade não estava dispondo de muito interesse pelo assunto esses últimos anos, mas tenho procurado mudar esse fato.

    Entretanto...tenho pelo que vi, e algumas coisas que li, certa simpatia pela postura de Geraldo Alckmin, e o discurso colocado no texto também mostrou se bastante interessante.
    Todavia o apoio ao Serra...não simpatizo muito com ele, e não o imagino como um bom governante.
    A foto abaixo com os dois e o Fernando Henrique...sinceramente isso faz me olhar com outros olhos o Geraldo.Mas como disse, não sou muito ligado a politica, tão pouco defendo algum partido ou candidato.

    Considero politica, politicos, e afins como uma coisa corruptiva, e mediante a tanttos escandalos, em um governo que tanto tem demonstrado fazer pelo pais, penso que apesar de tudo sujeiro sempre vai existir.Mas é de esperar que o próximo governante ou melhore, ou ao menos mantenha o pais no nivel que está.
    Penso que o Serra não é o tipo mais indicado para isso.

    Mudando de assunto, seu espaço tem um que agradavel, uma variedade de assuntos interessantes, e suaves, tipicos de um relaxante momento de cafezinho(como menciona o nome do site).
    Apenas considero que falta certa personalização no site, ficarei mais atraente com uma decoração, plano de fundo, de barra lateral, isso deixaria o blog melhor visualmente.

    Bom, ademais é isso, um abraço, e convido-o a me visitar também.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, Não costumo aceitar comentátios que se opõem ao proposto pelo blog, não por censura, mas por liberdade de escolha.Veja, você não concorda com os meus pensamentos, mas expressou isso de forma educada, apesar da falta de conhecimento em política. Devo-lhe dizer que é inaceitável que as pessoas associem de forma geral a palavra política à palavra corrupção, elas não são sinônimos. O povo brasileiro se acostumou a este tipo de associação completamente imoral, devido a fatos que ocorreram e ocorrem principalmente no governo do PT, que bateu recorde em escândalos e falcatruas.
    Se hoje nós temos este cenário, a culpa é do PT!
    E se não conhece bem o Geraldo e o Serra, deveria pesquisar o crescimento do Estado de SP desde o início do PSDB no governo. Verá que eles são bons e merecem cargos de comando neste país. Lula não fez um bom governo, os aspectos positivos que vemos(e são poucos) são resultado da continuidade do governo FHC, que Lula nega diariamente, se auto vangloriando. Então meu caro, é importante analisarmos as situações antes de dizermos que a política está associada à corrupção. Esta é a visão do senso comum, que como sempre, é falha!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, perdao por fugir ao assunto deste artigo. Mas estou com dificuldade para recolher informações sobre a vida acadêmica de Dilma Rousseff e talvez voce possa me ajudar.

    Uns dizem que Dilma fez faculdade de Ciências Sociais em São Paulo, para outros teria
    feito Teoria Econômica pela Universidade de Campinas. Além desta controvérsia,
    não consegui saber qual teria sido o período em que ela cursou universidade seja qual for.

    Caso possa me dar alguma informacao, meu e.mail é ju.cappel@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Paulo??? Meu nome é Iago!!!!! Apesar de Paulo ser um nome muito bonito...rs

    Bem, aqui no blog, dê uma olha na sessão "ANO ELEITORAL", lá tem uma postagem com o seguinte título: "CURRÍCULO DOS PRESIDENCIAIS", tenho certeza que vai te ajudar muito.

    ResponderExcluir