sábado, 17 de abril de 2010

Agora é sua vez!

Trecho de uma matéria da Revista Veja. Depois comento.

Com a casa em ordem,
Serra vai à luta

No discurso com o qual se lançou, Serra refutou a narrativa petista de que o Brasil só começou a ser construído em 2003, com a chegada de Lula ao poder. Disse que o momento positivo que o Brasil vive hoje se deve às conquistas obtidas por toda a sociedade desde o fim do regime militar, sobretudo à Constituição de 1988. Criticou a política externa brasileira e a sua inclinação para sustentar regimes autoritários, como os de Cuba e do Irã, e reservou boa parte da fala para condenar a estratégia petista de estimular uma disputa entre pobres e ricos na sociedade. "Não aceito o raciocínio do nós contra eles. Não cabe na vida de uma nação. Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros, e não pela sua divisão", disse. O tucano também criticou o modo petista de governar, abrigando apaniguados em todas as engrenagens da máquina pública: "O Brasil pertence aos brasileiros que não dispõem de uma ‘boquinha’, que exigem ética na vida pública porque são decentes, que não contam com um partido ou com alguma maracutaia para subir na vida". Por fim, repisou o slogan que deverá dar o tom da sua campanha, "O Brasil pode mais". Serra está decidido a sublinhar suas diferenças em relação ao PT, mas sabe que não levará vantagem colocando-se como o "candidato da mudança", como fez Lula em 2002 ou Barack Obama, nos Estados Unidos, em 2008. Por isso, pretende insistir no raciocínio segundo o qual o Brasil melhorou muito desde a redemocratização, e ele, José Serra, é o mais preparado para dar continuidade a esse ciclo virtuoso.

Comento:
Serra deixou bem claro nas entrelinhas, a necessidade do PT de sustentar regimes autoritários e apoiar um conflito entre pobres e ricos, o que sem dúvidas, é bom para a esquerda. Seu slogam é "O Brasil pode mais", que já foi plagiado por Celso Amorim, um tal de ministro das relações exteriores aí.
Serra quer um país melhor, contradizendo tudo o que Lula e o PT dizem à tantos anos e nunca conseguiram fazer. Está na hora da mudança, mas uma mudança verdadeira, sem demagogias como fez Lula e Obama, uma nova história precisa ser construída neste país, se opondo ao reboliço proposto pelos democratas em todos estes anos de política nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário