quarta-feira, 14 de abril de 2010

Gestão escolar


Resolvi abordar neste momento, um assunto muito interessante, que diz respeito à gestão escolar, ou seja, o papel do diretor em uma escola. As pessoas acham que é fácil, principalmente os alunos, que adoram criticar. Aliás, alunos reparam até nas vestes do professor, menos no conteúdo didático.
Li uma matéria sobre o assunto, no site da Revista Nova Escola, que trata especificamente da formação e práticas de um diretor. Segue abaixo, trechos do conteúdo com comentários na íntegra.

Para atuar como diretor de escola, o profissional precisa ser formado em Pedagogia. Mas há uma concessão para os graduados em outras áreas, com licenciatura em Educação. Todos estão, teoricamente, aptos a gerir uma escola. Porém, na prática, o que se revela é uma distância abissal entre o cotidiano escolar e os conteúdos adquiridos no curso superior. Nem todos os diretores têm experiência mínima em docência, o que costuma ser um pré-requisito até mesmo no caso das indicações políticas. Inexperientes e cheios de atribuições e responsabilidades, eles acabam sentindo na pele as implicações e complicações do cargo. Segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o país tem quase 200.000 diretores de instituições de Ensino Básico. Desses, 82,6% atuam na rede pública. No total, 86% têm curso superior, enquanto 85% possuem experiência de pelo menos dez anos em Educação. E, muitas vezes, uma década de prática docente não é suficiente para suprir as lacunas de conhecimento que quase todo diretor de primeira viagem tem.





Comento:
O conhecimento em sala de aula, é importantíssimo, para que o gestor, tenha uma visão mais ampla da realidade que se passa no corpo-a-corpo com os alunos, fator este, que um diretor, não consegue desenvolver estando no exercício de sua função, por conta da quantidade de tarefas que lhe são atribuídas. Porém, isto não traz demérito para um gestor que nunca deu aula. A competência de cada pessoa, é medida de maneiras diferentes, existem bons diretores, professores ou não.
Não sou diretor de escola, mas vejo mais ou menos, como é o trabalho, tendo por base, a escola onde estudo. É algo admirável, não é uma profissão para um simples pedagogo não, você precisa ter garra, coragem, determinação, e acima de tudo, amar o trabalho pela educação, pois as barreiras são muitas, e o importante é não desistir nunca.

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...Para Bernardete Gatti, existem três características imprescindíveis para o bom diretor, independentemente de ele passar por uma formação continuada ou não. A primeira, quase elementar, é a noção do sistema escolar. "É fundamental, para estabelecer as ligações necessárias com os professores, inserir a escola na comunidade, conhecer a rede, o município, a região e as exigências próprias do sistema", diz. Outros traços essenciais para obter sucesso no cargo dizem respeito à capacidade de relacionamento com públicos estratégicos numa instituição de ensino. "O gestor deve ter espírito de equipe para articular as diferentes partes da escola e distribuir funções", ressalta Bernardete. "Por último, é fundamental a capacidade de se relacionar com a comunidade do entorno."

Comento:
A relação do diretor com a comunidade escolar é extremamente necessária e deve ser administrada com cautela, especialmente em regiões mais carentes.
Existem casos e casos de pais incompreensíveis, que acham que os filhos são santos, e batem de frente com os gestores, como se a escola, fosse a causadora de todos os males.
Um bom gestor, no meu humilde ponto de vista, é aquele que estabelece uma relação de respeito com os alunos e pais, a fim de buscar uma intertextualidade nos relacionamentos. Claro que a severidade deve fazer parte deste processo, pois nos dias de hoje, principalmente na rede pública de ensino, os profissionais da educação enfrentam situações de "risco" diariamente, em uma dinamização de acontecimentos, que necessitam de uma posição mais autoritária por parte dos "comandantes" de uma instituição escolar. Só assim, uma escola funciona, na base do respeito, ordem e cumprimento das necessidades básicas de ensino.
Meus parabéns ao Senhor diretor de Escola, Sílvio César Silva, por seu ilustre trabalho, a tantos anos, na gestão escolar da Rede Pública do Estado de SP.

4 comentários:

  1. Muito importante você abordar esse assunto.
    Parabéns pelo post!
    Abraço!

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  2. Que eu saiba, para ser diretor de escola, a pessoa deve ter alem da licenciatura, formacao em pedagogia e administracao escolar. Acho que foi se o tempo em que as pessoas devem ficar culpando o diretor pelo insucesso do seu filho e deviam sim tomar mais responsabilidade como pais dando a devida atencao ao filho.
    Como mencionado anteriormente, um bom gestor nem sempre e medido pela sua formacao e sim pela garra pois o que mais falta hoje em dia em todos os lugares que vamos é falta de respeito de crianca com os adutltos. Nao estou dizendo que a crianca deva ficar calada e aceitar tudo mas ter humildade e querer aprender é bom.

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  3. muito bom a forma como você abordou o assunto, parabéns!

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  4. Parabéns pela abordagem Iago!!! Realmente uma boa gestão escolar se dá pelos diversos olhares à educação e principalmente a ética e dinamismo. Estamos hoje diante de uma sociedade diversa, isso inclui etnias e classes sociais, o que não significa que as mesmas sejam elevadas ou não, apenas diferentes, onde o profissional do ensino, na frente de uma gestão escolar, deverá zelar primeiramente pela educação, segurança e cuidados dos alunos de sua instituição de ensino.
    É isso aí Iago, parabéns pelo seu blog!!!!
    Abraços, Cris

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