sábado, 10 de abril de 2010

Serra FEZ


Como também faço jornalismo cultural aqui no blog, vou postar, com muita honra, alguns feitos de José Serra pela cultura.

Serra promoveu uma virada na Cultura de São Paulo triplicando o orçamento da Secretaria estadual. São R$ 897 milhões para 2010, 20% a mais do que os recursos do ano passado, maior do que o orçamento do Ministério da Cultura para todo o Brasil, de R$ 796 milhões.

A gestão foi marcada pela preservação do patrimônio cultural, pelo estímulo à produção artística e muito empenho em tornar os bens culturais mais acessíveis à população de São Paulo. A Virada Cultural Paulista levou mais de 1 milhão de pessoas apara assistir espetáculos em 20 cidades.

O Circuito Cultural Paulista promoveu 700 espetáculos em 60 municípios. O Viagem Literária levou autores da literatura brasileira ao encontro de 26 mil pessoas em 55 bibliotecas do Estado. O Vá ao Teatro vendeu mais de 50 mil ingressos a preços populares. E o Vá ao Cinema, programa que distribui ingressos para filmes nacionais, levou mais de 2,1 milhões de estudantes aos cinemas.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo realizou 137 concertos na Sala São Paulo, além de dois concertos gratuitos no Parque Villa-Lobos e programação a preços populares, aos domingos. A OSESP realizou 12 concertos nos Estados Unidos, mas também levou ao interior do Estado quatro concertos sinfônicos e 32 de câmara, além de cursos e oficinas.

A SP Escola de Teatro foi criada para formar profissionais em artes cênicas, começou com oito cursos: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Os primeiros 200 alunos foram selecionados entre 2 mil inscritos.

A São Paulo Companhia de Dança e a Escola de Circo despertam novos talentos. E as Fábricas de Cultura oferecem espaço equipado para atividades culturais na periferia. O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música erudita da América Latina chegou, em 2009, à sua 40ª edição, com 46 apresentações musicais para 51 mil pessoas.

Serra ampliou a visitação aos 22 museus paulistas, municipalizou mais 16 museus, criou o Museu da História de São Paulo e, para as crianças, o Catavento, espaço de iniciação científica.

Um sucesso entre os jovens é a Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, que tem DVD, CD e muita tecnologia. Para 2011, a meta é concluir o Centro Musical de Campos do Jordão e, em 2014, o Complexo Cultural – Teatro da Dança.

www.amigosdoserra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário