
Como também faço jornalismo cultural aqui no blog, vou postar, com muita honra, alguns feitos de José Serra pela cultura.
Serra promoveu uma virada na Cultura de São Paulo triplicando o orçamento da Secretaria estadual. São R$ 897 milhões para 2010, 20% a mais do que os recursos do ano passado, maior do que o orçamento do Ministério da Cultura para todo o Brasil, de R$ 796 milhões.
A gestão foi marcada pela preservação do patrimônio cultural, pelo estímulo à produção artística e muito empenho em tornar os bens culturais mais acessíveis à população de São Paulo. A Virada Cultural Paulista levou mais de 1 milhão de pessoas apara assistir espetáculos em 20 cidades.
O Circuito Cultural Paulista promoveu 700 espetáculos em 60 municípios. O Viagem Literária levou autores da literatura brasileira ao encontro de 26 mil pessoas em 55 bibliotecas do Estado. O Vá ao Teatro vendeu mais de 50 mil ingressos a preços populares. E o Vá ao Cinema, programa que distribui ingressos para filmes nacionais, levou mais de 2,1 milhões de estudantes aos cinemas.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo realizou 137 concertos na Sala São Paulo, além de dois concertos gratuitos no Parque Villa-Lobos e programação a preços populares, aos domingos. A OSESP realizou 12 concertos nos Estados Unidos, mas também levou ao interior do Estado quatro concertos sinfônicos e 32 de câmara, além de cursos e oficinas.
A SP Escola de Teatro foi criada para formar profissionais em artes cênicas, começou com oito cursos: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Os primeiros 200 alunos foram selecionados entre 2 mil inscritos.
A São Paulo Companhia de Dança e a Escola de Circo despertam novos talentos. E as Fábricas de Cultura oferecem espaço equipado para atividades culturais na periferia. O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música erudita da América Latina chegou, em 2009, à sua 40ª edição, com 46 apresentações musicais para 51 mil pessoas.
Serra ampliou a visitação aos 22 museus paulistas, municipalizou mais 16 museus, criou o Museu da História de São Paulo e, para as crianças, o Catavento, espaço de iniciação científica.
Um sucesso entre os jovens é a Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, que tem DVD, CD e muita tecnologia. Para 2011, a meta é concluir o Centro Musical de Campos do Jordão e, em 2014, o Complexo Cultural – Teatro da Dança.
www.amigosdoserra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário