domingo, 11 de abril de 2010

Morre um símbolo da direita



Matéria por Folha Online. Depois comento.

Avião transportando o corpo de Kaczynski chega a Varsóvia

O avião que levava o corpo do presidente polonês Lech Kaczynski, morto num acidente aéreo no sábado, na Rússia, aterrissou neste domingo no aeroporto militar de Varsóvia por volta das 10 horas.

A filha do presidente morto e seu irmão gêmeo, Jaroslaw Kaczynski, entre outros membros da família, assim como as demais autoridades polonesas e o presidente do Parlamento europeu, Jerzy Buzek, participavam, no aeroporto, de uma cerimônia oficial.

Em seguida, o cortejo fúnebre se dirigirá ao palácio presidencial, no centro histórico de Varsóvia. Milhares de poloneses se aglomeravam desde o início da tarde, hora local, ao longo do percurso para prestar a seu presidente morto uma última homenagem.

O velho Tupolev caiu em um nevoeiro perto de Smolensk, no oeste russo, no sábado, matando todas as 96 pessoas a bordo. Kaczynski planejava marcar o 70º aniversário do massacre de oficiais poloneses por forças soviéticas em uma floresta próxima.

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin liberou o caixão de Kaczynski em uma breve cerimônia em Smolensk.

Milhões de pessoas da nação fervorosamente católica lotaram as igrejas para orar por Kaczynski. Milhares ocuparam a área defronte o palácio presidencial em Varsóvia, transformada em um santuário adornado com flores, velas, bandeiras da Polônia e retratos do presidente.

O presidente interino Bronislaw Komorowski e o premiê Donald Tusk também acenderam velas ao som de sirenes ao meio dia.

Komorowski declarou uma semana de luto nacional e exortou os poloneses a colocar de lado suas diferenças políticas no momento. Kaczynski, um nacionalista de direita aguerrido, foi uma figura polêmica que fez muitos inimigos.

"Trabalhamos juntos para construir a democracia polonesa", disse Lech Walesa, líder do movimento Solidariedade, que derrubou o comunismo em 1989 e ao qual Kaczynski chegou a pertencer.

"Mais tarde as diferenças nos afastaram... mas esse é um capítulo encerrado agora", disse Walesa, que tinha embates freqüentes com Kaczynski.

Jaroslaw, irmão gêmeo de Kaczynski, líder do Partido Lei e Justiça, a maior legenda da oposição e um aliado próximo, voou até o local do acidente no sábado para ajudar a identificar os corpos.

O líder das forças armadas da Polônia, que no país é o chefe da Marinha, o presidente do Banco Central, legisladores oposicionistas e a esposa de Kaczynski, Maria, estavam entre os mortos no acidente.

Comento:
Meus sentimentos ao nobre Lech Kaczyński, sua esposa e todos os falecidos nesta tragédia inimaginável.
O mundo perdeu ontem um dos maiores políticos direitistas. Tenho certeza que Kaczyński cumpriu seus deveres enquanto cidadão político e que deixará um legado ainda mais forte ao seu sucessor.

2 comentários:

  1. não tinha ouvido falar nele, mas pelo texto parece que foi importante, um grandeperda...

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos a todos os falecidos deste terrível acidente, especialmente a Lech Kacyúnski. Que seu sucessor possa honrar e prosseguir com maestria o seu legado.

    ResponderExcluir