sexta-feira, 16 de abril de 2010

Chávez cria 'guerrilha' para combater a 'imprensa capitalista'

Por Veja.com. Depois comento.
Com a criação do que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou de "guerrilhas comunicacionais", grupos de jovens receberam do governo a missão de identificar as "mensagens capitalistas" transmitidas por meios de comunicação privados e "contestá-las" em murais, panfletos, mensagens de celular, blogs, sites e e-mails. Pelo plano chavista, nem mesmo pichações de muros devem ficar sem resposta.

As tais "guerrilhas" incluem adolescentes. Só entre os primeiros integrantes do grupo há 75 estudantes de 13 a 17 anos, recrutados em três colégios municipais. A oposição qualificou a iniciativa de "irresponsável". "É extremamente grave a decisão do governo de criar a guerrilha comunicacional em instituições educativas. Eles estão utilizando de maneira irresponsável crianças e adolescentes para atos políticos, o que é proibido por lei", disse José Luis Farías, porta-voz da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática.

Representantes juvenis do grupo Aliança Bravo Povo, também opositor, pediram para a Unicef - organização de proteção à infância e à adolescência ligada à ONU - um pronunciamento sobre a incorporação dos estudantes aos quadros das guerrilhas comunicacionais.

O ministro da Educação venezuelano, Héctor Navarro, explicou em entrevista à emissora oficial Venezuelana de Televisão (VTV) que o objetivo do projeto é que os adolescentes se convertam em ativistas "da verdade" (que, para as autoridades venezuelanas, é sinônimo da versão oficial dos fatos).

"A guerrilha tem várias características: mobilidade, autonomia, versatilidade e comprometimento com os interesses do povo", afirmou Navarro. "Espera-se que os 'disparos' que esses grupos produzam sejam de ideias, de propaganda, de resposta a todas essas campanhas dos meios de comunicação."

Comento:

Irresponsabilidade total. Chávez está recrutando crianças ao seu sistema político ditadorial, comparo isso com o recrutamento armado que algumas nações do Oriente Médio fazem com seus estudantes, desde pequenos, que também é lamentável. Mas vejam, Chávez está fazendo pior, está transformando as cabeças das crianças, como se seu governo fosse o melhor, os seus pensamentos são os verdadeiros, o resto, não presta. Isto se chama lavagem intelectual, ele está restringindo o direito à liberdade(como sempre fez) e incapacitando os jovens de terem uma formação "multipolar".
Esta história toda já está passando dos limites, a doença de Cuba está sendo transmitida para todo o mundo, temos que tomar cuidado. E lembrem-se: Lula é amigo e compartilha dos mesmos ideais de Hugo Chávez e irmãos Castro.... E quem é sua candidata?

4 comentários:

  1. Odeio esse cara ¬¬'
    Simplesmente ridiculo!

    ResponderExcluir
  2. sff como q esse cara consegue assumi o poder tinha q ser depois
    otimo blog

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Blog !
    O Hugo Chávez deveria ter sido antes

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, cada louco com sua loucura!!!
    Não penso no sistema Cubano como uma doença, apenas não é usado direito. É como comprar uma meia para usar na cabeça! Por outro lado, a manipulação de crianças e adolescentes para fins políticos é definitivamente o "fim da picada"!

    ResponderExcluir