terça-feira, 13 de abril de 2010

Editorial - O Porta Voz

O Porta Voz é o jornal mural de minha escola, no qual, sou editor.
Segue abaixo, o editorial da primeira edição.
Boa leitura!


A educação, como fonte primordial para a fundamentação da sociedade, é o valor mais trabalhado dentro de uma instituição de ensino, realmente comprometida com o desenvolvimento de práticas visionárias, que beneficiem os alunos e o processo no qual são submetidos diariamente.
Os conceitos devem ser trabalhados a partir de uma perspectiva interdisciplinar, onde os alunos tenham acesso a conteúdos culturais, informativos e científicos, formando uma opinião própria, fazendo assim, com que o processo de estímulo à arte e a cultura seja desenvolvido.
Esta primeira edição do jornal mural veio exatamente para incentivar os alunos a estarem mais integrados no processo de desenvolvimento cultural e educacional, que vem sendo realizado na escola, a partir de projetos e interesses de alunos, comprometidos com um futuro melhor para nossa nação.
A educação não é feita somente por professores e gestores escolares, mas sim, por cada um de nós, que fazemos deste processo, algo dinâmico e motivador, que pode ser trabalhado de várias maneiras, abrindo as portas para a imaginação e interatividade de todo o contexto escolar.
O Porta Voz foi desenvolvido pensando no corpo discente, onde as pessoas possam participar e se informar quinzenalmente sobre os acontecimentos nacionais, internacionais e escolares, a partir de pontos de vista extremamente distintos, que podem ser percebidos nas colunas, onde os autores expressam suas visões de mundo, com toda sua credibilidade textual, envolta de um só foco: liberdade de expressão, visando a disseminação do conhecimento.
Queremos trabalhar pensando em um futuro próximo, onde os alunos possam desenvolver o censo crítico, a partir de idéias que formem uma análise social equivalente à capacidade de pensar, que todos nós desenvolvemos, percebendo ou não. O que não queremos, é compactuar com alunos baderneiros, que interferem diretamente no direito de ir e vir de pessoas que estão comprometidas e interessadas no estudo. Entupir fechaduras e depredar patrimônio público, é crime previsto em código penal, segundo informa a constituição vigente. Ainda existem verdadeiros alunos, que querem estudar e não podem ser prejudicados por um ou dois arruaceiros. Existem escolas que pregam a educação “vamos que vamos”, e existem escolas que pregam a educação de qualidade. Garantimos a vocês, que a segunda opção equivale com a EE Professor João Cruz.

2 comentários:

  1. Adorei que você tenha falado do jornal mural,pois ele foi criado para dispertar os enteresses dos alunos.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. ainda que com pressa no colégio testemunhei o quanto ficou bacana o jornal mural..realmente voce e toda a equipe estão de parabéns...continue assim,legal mesmo....

    ResponderExcluir