quarta-feira, 14 de abril de 2010

Especial: Integralismo

Caros amigos leitores,
Estamos estudando, em sala de aula, alguns períodos históricos. Hoje, foi citado rapidamente o Integralismo e seu fundador, Plínio Salgado.
Procurei na internet, e encontrei alguns conteúdos interessantes sobre este movimento, que muitas vezes, é tido como sinônimo para o fascismo e nazismo, quando na verdade, existe uma ideologia democrática por trás de tudo isso, com uma fiscalização do estado, para que se evite uma baderna nacional.
Gostaria de deixar bem claro, que não sou totalmente a favor do integralismo, pois eles são contra os pensamentos liberais e capitalistas. Sou a favor nos seguintes pontos: Qualidade, fiscalização, rigor e moral na educação, cultura e sistema judiciário brasileiro.
Vejamos abaixo os conteúdos. Sigo comentando na íntegra.

(Cartaz de propaganda integralista - 1937)

Algumas diretrizes do integralismo, segundo o site da Frente Integralista Brasileira.
I) - O Integralismo compreende o Mundo de um modo total, e pretende construir a Sociedade, segundo a hierarquia de seus valores espirituais e materiais, de acordo com as leis que regem os seus movimentos e sob a dependência da realidade primordial, absoluta e suprema, que é Deus.
II) - Essa hierarquia, na qual se fundam o princípio e o exercício da Autoridade, faz prevalecer o Espiritual sobre o Moral, o Moral sobre o Social, o Social sobre o Nacional e o Nacional sobre o Particular.
III) - O Integralismo considera a Autoridade como força unificadora que assegura a convergência e o equilíbrio das vontades individuais e realiza a integração total das energias da Nação em razão do bem coletivo.
VI) - O Integralismo compreende o Estado como uma instituição essencialmente jurídico-política, detentora do princípio de soberania para realizar a unidade integral da Nação, coordenando e orientando numa diretriz única todos os grupos naturais que a constituem e todas as forças vitais que a dinamizam.
VII) - Portanto, na concepção integralista, o Estado se reveste da Suprema Autoridade político-administrativa da Nação, controlando e orientando todo o seu dinamismo vital, subordinando-se, porém, em tudo, aos imperativos da hierarquia natural das cousas, da harmonia social e do bem comum da Nação.
VIII) - O Integralismo reconhece no homem um ser dotado de personalidade intangível, com direitos naturais na tríplice esfera de suas legítimas aspirações materiais, intelectuais e morais.
IX) - Incumbe ao Estado a obrigação de prover as condições necessárias à satisfação integral dessas legítimas aspirações da personalidade humana, respeitando-as e favorecendo a sua mais ampla expansão, norteando-se sempre pelos imperativos da harmonia social e dos superiores destinos do homem.
XIII) - O Integralismo considera a educação intensiva e integral do povo como um dever fundamental do Estado, no interesse de sua própria estabilidade e progresso material e moral. Por isso, o Integralismo defende um programa amplamente educativo: ensino unificado e gratuito nos graus primários e secundários, com obrigatoriedade de matrícula e frequência; intensificação do ensino técnico; barateamento do ensino superior; levantamento do nível econômico, social e moral do professorado brasileiro; criação de universidades inspiradas nos princípios de uma filosofia integral; criação de cursos populares e de alta cultura; estímulo às pesquisas científicas, às belas artes e à literatura em suas diferentes modalidades, respeitados sempre os limites impostos pelos imperativos de ordem moral, social e nacional; liberdade e estímulo à iniciativa particular em todos os ramos de ensino, sujeitando-a, porém, à indispensável fiscalização por parte do Estado, no sentido de serem respeitados os mesmos imperativos. O Integralismo, mantendo a justa liberdade científica e didática, condena formalmente a liberdade descontrolada de cátedra.
XV) - Fiscalização direta do Estado sobre o cinema, o teatro, a imprensa, o rádio, todos os veículos do pensamento que estão hoje atentando contra a liberdade, forçando o povo a submeter-se aos caprichos de capitalistas internacionais, de burgueses materialistas, de espírito anárquico e de agentes de Moscou. Amparar os artistas nacionais, de modo que possam, com independência, ter a liberdade de serem brasileiros; auxiliar todos os empreendimentos artísticos; proteger o cinema nacional; sanear a imprensa, elevando-a e libertando-a dos interesses particulares que a oprimem - tudo isso será uma obra grandiosa do Integralismo.

Comento:
O integralismo é a defesa do nacionalismo, como vocês puderam perceber nos trechos acima. Eles defendem uma coerência na ordem pública, para que se evite a baderna, tendo para isso, a ação fundamental das autoridades, o que está mais do que correto.
Se tivessemos hoje, nos moldes atuais do cenário político, leis mais rigorosas para a repressão ao vandalismo e a marginalidade, não estaríamos sofrendo tanto com estes crápulas vagabundos que temos de conviver, sem o menor pudor.
Com relação à fiscalização da imprensa, cinema e meios de comunicação, sou totalmente contra a censura, mas a fovor de algo que evite o desrespeito mútuo na mídia, que aborda principalmente, comentários e acusações sem fundamento ideológico e verídico, partindo para a demagogia massifcada, que influencia e distorce a visão da sociedade. Censura não, mas respeito a informação e ao ponto de vista, sim.
Vale lembrar também, a preocupação com uma qualidade de ensino, que não tem sido observada no governo esquerdista brasileiro. Nos tempos de ditadura, tínhamos uma educação que fazia valer seu nome, hoje, temos uma baderna, em grande parte, onde existem mais leis favorecendo o aluno mal educado, do que o professor interessado em trabalhar.



Anauê é um vocábulo de origem tupi, que servia como saudação entre os indígenas.
É uma palavra com conteúdo afetivo que significa: "Você é meu irmão".
Com o Movimento Integralista, foi incorporada como saudação oficial entre seus integrantes e foi consagrada em louvor do Sigma. Servia ainda para exaltar, afirmar, consagrar e manifestar alegria.



O Integralismo brasileiro ideologicamente não aceita o capitalismo, defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico, por mais dicotômico que isso possa parecer.
A ideologia integralista combate tanto o comunismo como o liberalismo econômico, por mais dicôtomico que isso possa parecer. Defende que esses dois posicionamentos ideologicos são semelhantes devido à sua unidade de raízes teoricas, unidades de valores e unidade de fins.
Plínio Salgado exaltava o Nacionalismo como forma de se fazer a verdadeira revolução brasileira, como afirmado em seu livro A Quarta Humanidade. Salgado afirmou que a exaltação do passado colonial de qual resulta a herança etnica do povo brasileiro(nós somos um povo que começou a existir desde a morte de todos os preconceitos, quando as tres raças se fundiram)[13] é "verdadeira brasilidade", dado o estado de "abandono" que Portugal relegou ao Brasil; foi nesse abandono que nasceu uma nacionalidade espontânea, que seria corroída pelos estrangeirismos após a independência, e que o integralismo pretendia resgatar.

Fascismo&Integralismo
A relação entre o Integralismo e o Fascismo é um dos temas mais abordados quanto se estuda o movimento integralista. Enquanto a grande parte dos historiadores coloca o Integralismo simplesmente como uma manifestação do pensamento fascista, que tinha forte apelo na década de 1930, os integralistas se opõe a essa leitura da historia do movimento.

O professor de Direito do Largo São Francisco, Goffredo Telles Junior, que em sua juventude participou da Ação Integralista Brasileira relatou ,em entrevista concedida à Eugênio Bucci, o seguinte sobre a questão integralista e fascista: (…)há quem diga, bem sei, que o integralismo era fascista. Hoje, eu sei que o integralismo não era um movimento unificado. Havia uma ala fascista dentro dele. Mas nós, estudantes universitários, nunca tomamos conhecimento desta ala discordante. Nós defendíamos o integralismo para combater o fascismo(…).

Comento:
Pois é, existia sim uma ala fascista no movimento integralista, como disse acima, o professor de Direito. Mas vejam que isso não era o foco para suas atitudes. Segundo ele, o integralismo era usado para combater o fascismo.
Nos dias de hoje, certamente o integralismo não funcionaria se fosse aplicado ao pé da letra, como nos transmite as diretrizes integralistas. Acredito que nosso sistema deva sim ser reformulado, através de leis mais rigorosas e punitivas, não dando chances ao crime organizado, que é sim mais organizado do que a polícia, que tanto admiro e luto para melhores condições de serviços.

5 comentários:

  1. primeiramente gostei muito do nome do seu blog, francês é lindo.
    vamos ao post:
    sinceramente nunca tinha visto antes nada sobre o integralismo, mas pelo que li tem algumas medidas bem legais, como as da educação, só resta-nos saber se o governo realmente cuidaria, ou se seria o descaso que é hoje.
    desculpa pela demora.

    http://www.sintoonize.com/

    ResponderExcluir
  2. sou blog e muito informativo q/ bom achar esse tipo de assunto aq
    http://pitadinhadeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa ficou muito bem feita. Quem realmente deseja estudar sobre o assunto, tem aqui um ótimo post para isso. O assunto é bem interessante, afinal, a história brasileira às vezes não é tão valorizada. Tantas coisas legais que aconteceram aqui, mas que não estudamos na escola. Você faz bem em divulgar a história do nosso país ^^
    Gostei da parte do Integralismo que fala sobre melhorar a educação no nosso país, embora tenho discordado com a parte da censura :P
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. cARO IAGO
    Eu sou admirador do Adam Smith
    O padeiro levanta de madrugada não porque gosta,
    mas para melhorar de vida.
    E num país continental somente a iniciativa privada para faze-lo funcionar porque ela acorda
    cedo.

    ResponderExcluir
  5. Anauê o/

    Parabenizo-o pelo post caro amigo Iago e deixo cá o portal da FIB (http://www.integralismo.org.br/?cont=778&vis=) que é a frente integralista, uma renovação da AIB que tu mesmo citaras acima.

    Muito bom ler sobre o integralismo quando falam verdades e não um monte de baboseira comunista!

    Fora do integralismo não ha nacionalismo,
    Avante sempre pelo bem do Brasil.

    ResponderExcluir