segunda-feira, 12 de abril de 2010

Educação


A educação é colocada em prova, quando percebemos a ignorância massficada das pessoas. De quem será o erro? Do professor? Dos alunos? Da direção da escola?
Difícil chegarmos a um resultado exato, o fato é que não podemos desistir de algo tão valioso e motivador.
Com muito orgulho, faço parte do Projeto Jovens de Futuro, realizado pelo Instituto Unibanco, que tem como objetivos, diminuir a evasão escolar e aumentar o rendimento dos alunos, nas disciplinas de português e matemática, através de prova avaliatória.
Hoje, tivemos uma reunião, com todas as escolas participantes, aqui de Jacareí. Eu entro nessas reuniões, quase sem esperança, mas saio muito motivado, com sede de mudar o mundo, ou pelo menos, parte dele. A cada dia que se passa, vejo a necessidade de fazer parte deste processo educacional que tanto melhorou nos últimos anos, pelo menos, no estado de São Paulo, em questões estruturais. Tem muito o que melhorar sim, mas não podemos tratar com demérito tudo o que já foi feito.
Desde que estudo na rede pública de ensino, me envolvo com trabalhos voluntários, a fim de melhorar a educação dos alunos, como eu. Vejo a inexistência de um interesse maior por parte dos estudantes, com relação ao futuro profissional. O foco deles, está direcionado ao fato de ser rico, ou, bem sucedido. Mas como alcançar isso? De que maneira? Quando? São perguntas que me faço diariamente, e que através destes trabalhos educacionais, busco respondê-las.
Vejo uma necessidade, de fazer parte integralmente, da Educação brasileira, em princípio, no Estado de São Paulo. Estou percebendo que minha presença neste processo docente é fundamental para minha formação enquanto cidadão formador de opinião, e sei, que tenho muito a contribuir para com cada indíviduo, aluno, estudante, pensante, e que um dia, quer ser algo na vida.
Penso seriamene em cursar sociologia, estou quase decidido, o resto vem com o tempo. Minha segunda graduação possivelmente será em pedagogia e uma pós em jornalismo, para enfatizar este trabalho jornalístico que venho desenvolvendo com o blog.
Tudo isso, foi resultado de uma longa análise pessoal, com contribuições de alguns mestres, que fazem parte fundamental em minha vida, com seus ensinamentos profícuos, que acreditem, fazem muita diferença nesta fase de decisões que estou passando e que todos vocês passarão, ou, já passaram.

Minha formação será sociológica, meu objetivo inicial será a educação, e a informação, consequentemente, fará parte deste processo dinâmico.
Vamos trabalhar?
Por uma educação melhor!!!!!

Iago José

6 comentários:

  1. Claaro vamos sim!
    A culpa nem é so do aluno, nem so dos pais, e nem muito menos so da escola, é um conjunto!
    E acho que para ajudar a melhorar, uma prova avaliatoria não é nada suficiente, descupa se n entendi direito, mais acredito que deveria ter antes de uma prova AVALIATORIA, isso soa bem autoritario né?! Deveria haver um dia-a-dia com cada aluno, uma ajuda. Parabéns pelo blog mais uma veez! :D

    ResponderExcluir
  2. Educação. Isso é trabalho puro, nem professores, nem alunos, nem governo, nem direção podem ficar parados.

    ResponderExcluir
  3. A culpa é da sociedade !
    A maioria das idiotices que acontecem hoje em dia tem influencia dela... Desde o preconceito até a educação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. "Eu entro nessas reuniões quase sem esperança, mas saio muito motivado, com sede de mudar o mundo,ou pelo menos, parte dele ." Concordo plenamente. É a primeira reunião que participo, mas já ví que será desse jeito. Você sai de lá renovado, com esperança de que irá conseguir botar tudo em prática aqui fora, que bom se realmente conseguíssemos.

    ResponderExcluir
  5. Iago...para mudar o mundo temos que começar no "nosso quintal". Se voce faz a sua parte, já esta contribuindo com uma parcela nessa mudança. Deixe que cada um cuide de sua parcela, totalizando um todo.Lembre-se da história da estrela do mar; Um homem todo dia ao ir caminhar pela manhã na praia, avistava um senhor jogando ao mar as estrelas que o mar arremessava para fora com as ondas. E esse homem nunca se cansava. Preocupado, o senhor disse: O senhor acha que se jogar de volta ao mar as estrelas que ele jogou para fora, ele não vai mais jogar pra fora?...O homem disse: Eu estou fazendo a minha parte de salvar estas ...O que eu puder fazer e estiver ao meu alcance farei. O senhor envergonhado, começou a jogar tambem junto com o homem as estrelas de vota ao mar..."
    E quanto ao seu crescimento cultural, fico feliz em saber que pretende fazer sociologia, apesar que pensei que sua primeira opção seria jornalismo, mas, seja o que for voce com certeza terá muito sucesso. Parabens pela pessoa que voce é.

    ResponderExcluir
  6. Penso que você fez uma ótima escolha, afinal,qual área é mais carente que a educação e a saúde no Brasil?
    Quando li o trecho que que você escreveu sobre mudança, fiquei um tanto pensativa: será mesmo possível? Ou é uma mera ilusão? Apenas um jovem com a sede de mudar o imutável? Mas, ao ler o comentário da Roseli , tive a certeza de que não podemos banalizar uma problemática tão importante quanto a educação. A banalização é um crime!
    Não podemos nos conformar diante dessa situação, e, além do mais, toda revolução se dá através do interno para o externo!Ou seja, cada um tem que fazer a sua parte, e fazê-la da melhor maneira possível , para que os problemas da educação sejam minimizados gradativamente.
    De quem é essa responsabilidade? De todos nós, obviamente.
    Abraços.
    Ana Paula - 3° Amizade 2009.

    ResponderExcluir