sábado, 17 de abril de 2010

Novamente Integralismo!

Amigos leitores, escrevi à poucos dias, um especial sobre integralismo aqui no blog.
Volto hoje neste assunto, para pontuarmos algumas definições e alguns pontos de vista que defendo.

A imagem acima deixa claro o slogan de que sem integralismo, não existe nacionalismo. Se formos analisar bem a situação, isso é verdade. O capitalismo, dentro de sua ampla proficuidade, estabelece diversas diretrizes de sistema, uma delas, é a valorização da riqueza estrangeira, dos produtos e mercados internacionais, incorporados à nação. Isto no entanto, se opõem ao nacionalismo, que tem como objetivo a valorização integral de tudo o que é produzido e desenvolvido no país, sem interferência dos estrangeirismos, sejam eles, em qualquer escala de análise.
O integralismo, não compactua nem com o socialismo, nem com o capitalismo, mas defende a propriedade privada. A ideologia integralista, diz que socialismo e capitalismo são resultados de uma mesma base ideológica, como mostra o trecho abaixo:
O Integralismo brasileiro ideologicamente não aceita o capitalismo, defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico, por mais dicotômico que isso possa parecer.
Ou seja, eles acreditam que a propriedade privada é essencial para o desenvolvimento de uma nação, onde o produto e mercado nacional seja extremamente valorizado, porém, não acreditam na ideologia nua e crua do capitalismo, assim, defendem um intervencionismo estatal para que o sistema econômico funcione devidamente, como todos os meios básicos da sociedade (cultura, saúde, imprensa, etc).
Contudo, acham que a ação fiscalizadora do Estado é necessária, sendo contra o liberalismo, que defende a ação mínima estatal.

Meu ponto de vista é o seguinte: Acredito que o integralismo é um movimento que mudaria o atual cenário político do Brasil, porém, necessita de algumas reformas. Acredito sim no liberalismo, mas acho importante a fiscalização do estado, para que a economia, assim como todos os setores da gestão pública não fiquem a mercê dos grandes empresários.
Contudo, para que o integralismo seja aplicado nos dias de hoje, é necessário algumas aceitações, por exemplo: Não podemos proibir a veiculação de conteúdo cultural norte-americano na televisão, mesmo este sendo um tremendo monturo de bobagens. O novo integralismo teria de defender sim o nacionalismo e batalhar para que ele atingisse as pessoas de forma democrática, sem censura e restrições. As pessoas podem escolher se querem continuar sendo massificas pelo poder americano, ou, se querem acreditar e valorizar os métodos culturais de nossa nação. Tudo deve ser realizado dentro de uma perspectiva que valorize o direito de escolha de cada indivíduo. Nestes moldes, eu sou sim a favor do INTEGRALISMO.

4 comentários:

  1. Anauê, Anauê, Anauê o/

    Outro planos de diretrizes ideológicas apregoados pelo integralismo, o ensino de ética e filosofia nas ecolas de todos pais e a dissiminação da cultura nacional nos cólegios de educação basica.

    Pregar o amor pela nação, sem impor o amor pela nação.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post Iago.

    Confesso que nunca tinha lido mais sobre o assunto. Gosto especialmente dos valores cristãos e do Patriotismo! Mas pra ter uma idéia mais certa, só me informando mais..

    Também gosto da interferência mínima estatal, em certos setores não há como o estado não participar. Essa história do liberalismo ter respostas pra tudo não me desce bem...

    Gostei dos valores, mas tem uma ressalva, no nosso país, hoje em dia, uma parcela da população precisa muito da ajuda do Estado. Se souber conciliar essas coisas com o desenvolvimento social, seria o ideal.

    Vou procurar me informar melhor.

    Muito oportuno Iago, muito massa: "O Brasil precisa de você!!"

    ResponderExcluir
  3. Fala Iago:
    Então vc descobriu o Integralismo!!! Era natural a partir das discussões sobre o nazifascismo. A medida que vc aprofundar seu estudo perceberá que o Integralismo não poderá se conciliar ao Liberalismo. Daí virá a escolha: Liberalismo ou Totalitarismo de Extrema-Direita? Para mim ambas são absurdas!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Post muito bom , na verdade o blog é bom ; Tá de parabéns

    ResponderExcluir