segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cerca de 2.000 sem-teto participam de protestos em SP, diz movimento

Por Folha Online. Depois comento.
Cerca de 2.000 pessoas participam desde a madrugada desta segunda-feira de uma série de protestos e ocupações na região central e na zona sul de São Paulo. A estimativa é do próprio movimento, que afirma haver cerca de 700 pessoas em protesto em frente à prefeitura, no viaduto do Chá.

Segundo a coordenadora do MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro), Ivanete de Araújo, o grupo ocupa ainda dois prédios, sendo um do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) localizado na avenida Nove de Julho, e outro --particular-- na rua Prestes Maia. Araújo. Ela diz que 412 pessoas estão no primeiro imóvel e outras 237, no segundo.

Apesar da afirmação do movimento, a PM afirmava, por volta das 12h, não ter confirmação das duas ações. A corporação informou não ter informações sobre a invasão de um terreno particular de aproximadamente 10 mil m2 localizado na rua Henry Martim, no M'Boi Mirim, onde o movimento afirma haver cerca de 600 pessoas desde a madrugada.

Araújo destacou que as pessoas que participam das ações são pessoas despejadas de outros locais, pessoas que deixaram de ser atendidas pelo bolsa-aluguel, vitimas de chuvas, entre outras. Ela ainda destaca que as ocupações continuarão por tempo indeterminado. Apesar disso, uma reunião com representantes da Prefeitura de São Paulo deve acontecer ainda na tarde de hoje.

A ação é liderada pelo FLM (Frente de Luta por Moradia), que é composta pelo MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro), MSTRU (Movimento Sem-Teto pela Reforma Urbana), MJI (Movimento Jardim Ipanema), Movimento Terra da Nossa Gente e Fommaesp (Fórum de Moradia e Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

Comento:
São tantas siglas que até me confundo. A palhaçada é tão grande que ninguém sabe ao certo o que está realmente acontecendo.
Primeiro ponto: Invadir propriedades, de acordo com o Código Penal, é crime, ou pelo menos, era. A polícia não deveria pensar duas vezes para retirar todos estes baderneiros candangos de área particular ou estatal que fosse invadida. Mas sei que a culpa não é da polícia, e sim, da justiça que infelizmente ainda é falha neste ponto.
Segundo ponto: Muitos destes "sem terra" tem carro popular do ano em suas garagens obscuras ao governo, fazem isso porque assim como os políticos populistas, querem mais e mais dinheiro.
Terceiro Ponto: sou contra manifestações, greves e pior ainda invasões, que eu ainda continuo achando que são contra a lei (Cadê o MP?). Ao invés de criarem mais de 3 tipos de siglas tolas, por que não vão até a prefeitura e tentam resolver os problemas civilizadamente?

Um comentário:

  1. Oi Iago... gostei muito do seu blog, tenho acompanhado quase que diariamente! Parabéns!
    Fiquei apenas um pouco incomodada com o seu comentário acerca dos "baderneiros candangos", como boa brasiliense que sou, que se orgulha da cidade apesar dos corruptos que nos são enviados periodicamente pelo resto do país!Grande abraço! Laurita Weiss

    ResponderExcluir