quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cinema

Depois de mais de 30 anos, Vera Cruz volta a produzir longas

O título acima refere-se à uma matéria da Folha. A Vera Cruz está voltando a produzir filmes depois de 33 anos de silêncio. Neste tempo todo, as organizações Globo dominaram o comércio cinematográfico brasileiro, com produções dirigidas especialmente para o público infantil, com base nas lorotas de Renato Aragão e Xuxa. Mas enfim, os filmes que eles produzem são altamente comerciais; dentro desta perspectiva, está tudo muito certo.

O Cinema Novo surgiu exatamente para quebrar o monópolio do cinema instaurado pela Vera Cruz nos anos 60. Foi uma das maiores facetas dos verdadeiros cineastas. Eu adoro Cinema Novo, apesar de não ter acompanhado os filmes (mal vejo TV), estou sempre lendo sobre este período, e as idéias compartilham exatamente daquilo que se encaixa no contexto cotidiano do nosso povo: "Pouco dinheiro e uma câmera na mão", é assim que se faz cinema.
Se hoje em dia nós temos um preconceito com relação as produções nacionais, devemos isso a este monopólio falido de produções onde os atores da novela são as "revelações" das telonas.
O cinema nos métodos do Cinema Novo ainda é visível em espaços que valorizam a cultura. São Paulo tem muito disso. Alguns festivais de curtas, dão muito valor a este tipo de produção. Por isso, vamos dizer sim à um NOVO CINEMA NOVO!

Parabéns à Vera Cruz por ter voltado, só espero que não se iguale aos meios da Rede Globo de produções cinematográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário