quinta-feira, 18 de março de 2010

Análise da Televisão


Tv aberta.
A TV aberta tem como público alvo, a grande massa social, o povo.Seu objetivo principal é vender, anunciar, transmitir ao telespectador os anúncios, que geram toda a receita de uma emissora, mais conhecida como emissora comercial.Durante o dia, a programação é extremamente voltada para conteúdos populares, de grande aceitação, satisfazendo os prazeres de lazer e entretenimento das donas de casa e jovens estudantes.Já a programação noturna, é dotada de um conteúdo cultural, voltado para o público com conhecimentos mais aperfeiçoados, geralmente, pertencentes à classes sociais mais elevadas.
Porquê não colocar o Programa do Jô durante a tarde?Justamente por conta de seu conteúdo intelectual, que faz com que o programa, não chame atenção do público alvo nesta faixa de horário.Apenas um exemplo para ilustrar o contexto.

Novelas.
A novela é um produto de marketing, extremamente lucrativo.Sua receita chega a gerar milhões de reais mensalmente para as emissoras produtoras.É geralmente destinada à mulheres e busca abordar conceitos cotidianos, presentes em nossa vida.Em alguns casos, transmite lições e narra histórias de superação, em uma tentativa de levar o telespectador a participar do roteiro dramatúrgico.Não passa de um produto comercial.Todas as novelas, assim como todo o conteúdo de Tv aberta, são mantidas com dinheiro de patrocínios e parcerias com grandes marcas.

Telejornais.
Nos deparamos todos os dias com dezenas de telejornais, em todas as emissoras.
O jornalismo ali produzido é extremamente "industrial", ou seja, visa apenas apresentar o fato, sem um estudo aprofundado das causas e consequências da notícia, do que realmente aconteceu, está acontecendo e pode vir a acontecer.As pessoas se prendem muito a isso, o que torna o ser ignorante.Um telejornal de quarenta minutos não pode formar opiniões concretas nas pessoas.
É importante que o telespectador tenha acesso a outros conteúdos de informação, para que se informe e possa agregar todas as informações, concordando, ou formando uma outra opinião a partir daquilo que foi apresentado inicialmente.Tudo faz parte de um processo de pesquisa inevitável, onde o público alvo, deve ter extremo interesse em aprofundar seus conhecimentos, não sendo manipulado por um produto de mídia.

Tv paga.
A tv paga é bancada pelas assinaturas de clientes, o que não a impede de exibir comerciais.Está presente inicialmente em casas de família, agregadas à uma classe superior a da maioria da população.Com a inserção de pacotes promocionais, hoje, uma família dita "popular", tem livre acesso aos canais pagos, à preços muito acessíveis.
Sua programação é baseada em conteúdos diversos, onde a prioridade parte de um entretenimento qualitativo, sem a existência daquela busca alucinada pela audiência, como ocorre na Tv aberta.

Vale relembrar que tudo gira em torno do comercial, do dinheiro.Tanto a Tv Paga, quanto a TV aberta se sustentam a partir desta base concreta, essencial para a vida moderna.O que difere são as formas de como são aplicados estes recursos, e como eles são adquiridos por cada esfera da mídia.

Por Iago José

6 comentários:

  1. por mais que reclamemos das tv aberta...qual opção temos...não são todos que tem condição de pagar por uma...pensemos assim penso se a tv aberta fosse paga;;;ai sim a gente ia ser surpreendido rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É interessante como mesmo alguns de nós tendo consciência do que vc falou nessa análise, somos influenciados pelos programas de tv, e é muito fácil ver isso no dia a dia.

    Bom post, bem trabalhado ;D

    http://karloalmeida.blogspot.com/
    da uma passadinha ;D

    té mais

    ResponderExcluir
  3. Análise bem planejada sobre esse veículo de comunicação de massa, acadêmica demais, mas não deixou de ser interessante. Gostei, já que é assunto que tenho certo domínio e gosto, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. ola, bom o texto.
    sempre fui da opinião de que, o telejornalismo deve ir alem do que só informar. o jornalista tem sim, de colocar sua ideia, nao para influenciar a população, mas para criar a vontade de discução. para que assim, as pessoas possam criar suas ideias.

    visite-me qdo puder cara: http://leituraopinativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa ideia fzr uma analise da TV, eu nem preciso pq eu odeio TV, só vive do drama da desgraça alheia...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto.
    Observações valiososas.
    Talvez fosse melhor não ver mais TV. ;)
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir