quarta-feira, 24 de março de 2010

Vem cá, vem ver, como tem babaca na TV!

Por Estadão.com.br Depois comento.
MPF pede à TV Globo que explique no BBB 10 como se contrai a Aids
Após uma conversa sobre Aids entre os participantes do Big Brother Brasil 10, veiculado no começo de fevereiro pela TV Globo, o Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação para que a emissora explique como se contrai a doença.

A conversa ocorreu em 2 de fevereiro, mas foi ao ar na edição dos melhores momentos do programa de 9 de fevereiro. Segundo o MPF, o participante Marcelo Dourado disse em conversa com outros participantes que "hetero não pega AIDS", e que obteve a informação com médicos. Ele disse também: "Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".

Para o autor da ação, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, ao optar pela exibição desta fala do participante, a emissora acabou "prestando um desserviço para a prevenção da Aids no Brasil".

A ação cautelar preparatória de ação civil pública, com pedido de liminar, foi ajuizada nesta quarta-feira, 24, para que a Rede Globo exiba, enquanto ainda estiver no ar o BBB 10, que termina no próximo dia 30 de março, um esclarecimento à população sobre as formas de contágio do vírus HIV, conforme definidas pelo Ministério da Saúde.

O MPF instaurou Inquérito Civil Público para apurar o dano à sociedade causado pela exibição da conversa do participante Marcelo Dourado com outros moradores da casa do BBB 10 em que este declarou também que um homem portador do vírus da AIDS "em algum momento teve relação com outro homem".

Após exibir o trecho editado da fala de Dourado, a emissora, avalia o MPF, "deixou de fornecer informações corretas sobre as formas de transmissão do vírus HIV". O apresentador Pedro Bial se limitou a dizer logo após a exibição do trecho que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde".

Dias questionou a Globo sobre o episódio e a emissora respondeu que o BBB não conta com um roteiro, sendo espontâneas as manifestações de seus participantes e que, "qualquer manifestação preconceituosa ou equivocada () não reflete o posicionamento da TV Globo sobre o tema". Na resposta, a emissora disse ainda que "o esclarecimento feito pelo apresentador do programa foi a providência tomada pela TV Globo, por liberalidade".

Na ação, o MPF afirma que a urgência para a concessão da liminar "é cristalina" e que a ação preenche os requisitos, inclusive, para que seja concedida a medida judicial sem que a emissora seja ouvida, uma vez que o BBB 10 deve terminar dia 30 de março e que, se não for concedida a liminar, "o público alvo do programa continuará desinformado".
Comento:
O título deste post é um trecho de uma música de Zeca Baleiro, Hacker, se não me engano.
Dourado é um imbecil, assim como os responsáveis pelo programa, que detém sim, toda a responsabilidade pela declaração do participante.Como assim Iago, está louco?
Não, ainda não estou louco.A Rede Globo é responsável por editar o programa e decidir o que vai ou não ao ar, já que o programa, na maioria das vezes não é ao vivo.Portanto, eles poderiam ter excluído este depoimento infeliz e absurdo, digno de uma burrice jamais vista na tv brasileira.Mas não, eles colocaram no ar, certamente, em uma tentativa de crescer aceleradamente o IBOPE do reality bosta.Conseguiram!Olha a repercurssão deste caso.
Mais pessoas deveriam tomar a frente disso, e apoiar o Ministério Público nesta decisão de responsabilizar a Globo pelas irregularidades informativas do programa.Se tudo tivesse ocorrido ao vivo, aí sim, a responsabilidade seria única e exclusiva do participante que soltou seus monturos, mas não foi este o caso.
Vergonhoso!

4 comentários:

  1. Tem mais é que esclarecer mesmo, eu não achei a fala do Dourado uma fala homofóbica, eu achei uma fala de uma pessoa desinformada, como outras no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Vergonhoso mesmo!
    Ou colocavam no ar e corrigiam logo ou nem pensavam em passar pela edição do programa, infelizmente aconteceu.
    E ainda pior é o fato de que tundo indica que o cara vá ganhar o prêmio, né?

    ResponderExcluir
  3. De fato, a Globo poderia ter excluido a cena.
    Mas COM CERTEZA quem viu no PPV ia encher os ouvidos de todo mundo lá dizendo que estavam favorecendo o Dourado na edição e o blablablá que tem sempre, enfim.. ;~

    ResponderExcluir
  4. Enfim, teeem mtos babacas na TV! FATAÇO!

    ResponderExcluir