segunda-feira, 29 de março de 2010

A informação de acordo com o ponto de vista

O jornalismo imparcial, é um mito clássico, muito acreditado por pessoas não ligadas ao real funcionamento da imprensa.A partir do momento em que estamos trabalhando com pessoas, existe opinião.Esta, pode ser implícita ou explícita nas entrelinhas do conteúdo a ser transmitido pelo veículo de comunicação.Muitos destes, preferem apresentar de maneira implícita seus pontos de vista, de modo que o leitor use seus conhecimentos de leitura escrita ou visual, para entender a visão social e política do meio.
O fator principal, é que a livre expressão da opinião, não é crime algum, apesar de alguns veículos ainda resistirem à divulgação explícita da mesma, o que faz com que o conteúdo seja mais sintético, objetivo.Quando existe uma opinião esclarecedora, permite-se uma análise mais ampla e abordativa do conteúdo, onde o público pode concordar, concordar parcialmente, discordar, ou ainda, formar uma nova opinião com base na apresentada inicialmente.Isto dá uma maior possibilidade de entendimento por parte do público alvo.
O principal motivo para a não divulgação clara de opiniões da maioria dos veículos de comunicação, é o fato de quererem agradar gregos e troianos, ou seja, querem que todos saiam satisfeitos com seus conteúdos unicamente objetivos, não permitindo uma análise mais profunda.
Nos dias de hoje, esta obscuridade fica cada vez mais visível.O público apura melhor os conteúdos, analisando-os e classificando o veículo de comunicação, de acordo com sua importância para o indivíduo.Um telejornal, por exemplo, para muitos, é uma fonte suficiente de informação, quando para um grupo de pessoas, é apenas um boletim objetivo, com duração média de quarenta minutos, que nada mais apresenta, do que aquilo que melhor interessa ao editor-chefe, com ausência ou diminuição de posições contrárias.
Esta análise permite que o cidadão forme seus conceitos de imprensa qualitativa e quantitativa.
Quanto maior for o número de informações apresentadas em um telejornal, menor será o número de qualidade em questão de posicionamento opinativo, abordativo e esclarecedor.Levando em conta, é claro, que a função do telejornal é única e exclusiva de informar com rapidez.Por este motivo, é essencial e indispensável, que as pessoas não se prendam a televisão, não tenham um único meio de comunicação, como método de pesquisa e análise dos fatos.

Por Iago José

3 comentários:

  1. Apoiadissimo cara
    dpois passa lá no meu que eu acho que tu vai gostar do meu jornalismo opinativo

    Blog Rasgue o Verbo:
    http://rasgueverbo.blogspot.com/2010/03/lula-diz-que-pac-2-e-uma-prateleira-de.html

    ResponderExcluir
  2. Tbm acho que as pessoas não deveriam se prender somente a tv, temos tantos outros meios de comunicação e aprendizagem. Seu texto é mil... Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Não existe imparcialidade nos meios grandes de comunicação: só interesse.
    O bom é que, com a net, despontam uns jornalistas aqui e ali que não precisam ter o rabo preso: Santa Net!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir