segunda-feira, 22 de março de 2010

Julgamento do casal Nardoni deve durar cinco dias na zona norte de SP

da Folha Online
O julgamento do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá --acusados de matar Isabella Nardoni, 5, filha de Alexandre-- deve durar cerca de cinco dias, segundo previsão do Tribunal de Justiça de São Paulo. O júri está marcado para começar as 13h desta segunda-feira.

Ao todo, 23 testemunhas serão ouvidas durante o julgamento, que ocorrerá no Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo. Destas, três testemunhas são de acusação, 17 convocadas pela defesa e outras três comuns à defesa e à acusação --uma delegada, uma perita e um médico-legista.

Primeiro, serão ouvidas as testemunhas arroladas pela acusação, depois as da defesa. O promotor de Justiça Francisco Cembranelli, do Ministério Público de São Paulo, será o responsável pela acusação. Na ocasião da denúncia, em 2008, Cembranelli apontou como provas contra o casal laudos periciais e versões de testemunhas --durante as investigações, mais de 60 pessoas foram ouvidas.

A formação do conselho de sentença é a primeira etapa do júri. Foram sorteadas 40 pessoas da lista cadastrada no 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana. O cadastro inclui pessoas com mais de 18 anos, residentes em São Paulo e sem antecedentes criminais. As 23 mulheres e 17 homens devem comparecer ao fórum hoje, quando serão sorteadas as sete pessoas para o conselho de sentença.

No Tribunal do Júri, o juiz coordena o julgamento e condena ou absolve os réus de acordo com a decisão dos jurados. Caso sejam considerados culpados, ele estabelece o tempo da pena a ser cumprida. Caso sejam inocentes, ele os absolve e determina sua soltura.

No Brasil, são julgados por júri popular apenas quatro crimes, e no caso de terem sido cometidos com intenção: homicídio, infanticídio, aborto, e auxílio, indução ou instigação ao suicídio.
Comento rapidamente:
O novo texto do código penal já está sendo estudado.Tomara que melhorem as condições de pena para estes marginais.

4 comentários:

  1. parabens pelo blog cara , tah bm legal.;

    ResponderExcluir
  2. Ola meu caro, gosto empre que posso de vir comentar no teu blog, não porque concorde com tudo o que voce fala ( escreve na verdade) mas por poder fazer um contraponto!!!! acho a dialetica um bom caminho pra se ver as coisas !
    bom, esse julgamento me lembra bem o livro " fogueira de vaidades" do grande jornalista americano Tom Wolfe! não pela caracteristica do crime a ser discutido, mas pela cobertura sensacionalista que a imprensa está dando, e pelo oportunismo e interesses qeu há por tras de cada membro desse teatro!

    No livro um homem de classe alta é acusado de um crime e um promotor arrivista e ciumento do nivel cultural da vitima abraça o caso como se fosse o caso de sua vida, um politico tenta fazer carreira encima do caso e ate um pastor usa a vitima pra se promover... nessas situações, é logico que a justiça precisa ser feita, mas acabamos admirando outro show que acontece apralelamente ao julgamento, o exibicionismo dos egos: jornalistas, politicos, promotores disputam os holofotes, quem terá mais brilho?
    retrato de nosssa época quando tudo é show, ate os drmaas humanos !
    um abraço my " right wing " fellow !!!

    ResponderExcluir
  3. como é q pode, fazem esse espetaculo todo...
    acho q a policia deve estar gostand de tudo isso...
    já está claro que eles sao culpados.
    só resta a simple atitude de fazer cumprir a lei.
    acho q isso nao é dificil né?

    hei cara, add no msn theo_young@msn.com

    e visite-me qdo puder:
    http://www.leituraopinativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir