quarta-feira, 17 de março de 2010

Política&História

É impossível sabermos política, sem entendermos história.
O processo político se desenvolveu de acordo com a necessidade de uma civilização organizada,baseada em direitos e deveres,atribuições e cargos públicos,que foram surgindo de acordo com a demanda e acontecimentos cotidianos.
A política é uma forma de organizar a sociedade, evitando a bagunça e permitindo a convivência entre diferentes povos, dotados das mais variadas culturas, crenças, pensamentos e ideologias.
A partir desta base de “controle” social,foram surgindo as visões políticas, que agregam contextos sociais, formando opiniões e parâmetros de vida, estabelecidos por seus criadores.Estas visões, são utilizadas até os dias de hoje, fazendo com que seja possível a separação e melhor entendimento dos conceitos sociais e metodologias de vida a partir dos bens de consumo, ou não.
Os apoiadores do capitalismo,ficaram com o posicionamento direitista.Os contrários a este sistema,ganham o posicionamento esquerdista,que visa uma sociedade igualitária(socialismo).
A partir destas duas visões básicas,surgiram diversos eventos históricos,fundamentais para a formação social e política que vivemos hoje.Um ótimo exemplo é a URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas),que confrontou-se com o Capitalismo, liderado pelos EUA,formando a bipolaridade.
Com essa “divisão ideológica”, os países do mundo escolhiam de que lado queriam estar: do capitalismo (Estados Unidos) ou do socialismo (União Soviética), formando assim um mundo bipolar.

Com todos estes fatores, fica evidente a importância da história na política.Mais do que isso, existe uma contextualização entre estes dois temas, onde um, não vive sem o outro.

Por Iago José

5 comentários:

  1. Contextualizar é preciso contudo é no uso da história como campo de provas das teorias que se encontra a força da análise embasada e a canalhice do falseamento. De todo modo bom artigo.

    ResponderExcluir
  2. Para entender ,não só política,mas quase tudo atualmente, é preciso saber de história,já que assim,aprende-se com os erros do passado,evita-se repeti-los no presente, e assim melhora o futuro.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Menino,

    você tem um talento muito forte para ser diplomata.

    Desculpa de chamar por menino, senhor!

    Suas palavras pedem respeito, intelectualidade e muito discernimento. Um blog de gente grande (sem interpretação clássica, SIM moderna!)

    Gostei muito do pequeno texto grande!

    ResponderExcluir
  4. Boa discussão. Esse mundo bipolar sempre gera fascínio e nostalgia, mas sei lá, os extremos assustam e, para muitas, não deixam saudades - a não ser pela ideologia, que hoje se perdeu. Venha conhecer meu novo blog de cinema! http://saudadesdobomcinema.wordpress.com Abraçosss

    ResponderExcluir
  5. Bom discurso

    e ótima apresentação em sala ^^

    ResponderExcluir