quinta-feira, 18 de março de 2010

TSE multa Lula por antecipar propaganda de Dilma

Li no site da Veja.com. Depois comento.
A decisão do ministro auxiliar Joelson Dias - em função da inauguração de um complexo poliesportivo contruído com recursos do PAC no Rio de Janeiro, em maio do ano passado - atende em partes o pedido do PSDB. A oposição solicitava a cobrança de multa ao presidente e à ministra. Segundo a ação, Lula teria usado o seu discurso no evento como "um palanque para as eleições de 2010", em favor da ministra.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 5.000 reais por propaganda eleitoral antecipada, em favor da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial.

Justificativa - "Tenho que a propaganda eleitoral antecipada, no mínimo em sua forma dissimulada, efetivamente se configurou em razão do que tenho como verdadeira exortação, logo a seguir, no arremate do seu discurso: 'Eu espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta neste momento'", enfatizou o ministro.

Joelson Dias ainda salientou que "ao interagir com os que assistiam à cerimônia" para dizer que Dilma era, de fato, a pessoa a quem ele gostaria de entregar o cargo, o presidente "findou por incorporar ao seu próprio discurso a aclamação do nome" da ministra como candidata.

De acordo com a lei, a propaganda eleitoral só é permitida depois de 5 de julho do ano da eleição. Segundo Joelson Dias, Dilma não poderia ser punida, porque não podia prever que seu nome seria aclamado pelos participantes do evento e nem a maneira como o presidente se manifestou, no discurso de improviso.
Voltei:
Graças a nossa justiça eficiente, Lula e os petralhas espertalhões foram detidos mais uma vez, agora com uma multa.Os petralhões não se contentam com pouco, para eles, não bastou as duas propagandas de candidatos do PT fazendo promoção pessoal, eles pediram mais ações punitivas ao Brasil, e a justiça, óbvio, concedeu.
Ah, Lula, veja bem de onde você vai tirar este dinheiro para pagar a multa, em.....Estamos de olho no Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário