sexta-feira, 12 de março de 2010

A história dos parceiros de crime

O título deste post, poderia muito bem ser o título do livro de Reid-Henry, chamado: Fidel & Che - Uma Amizade Revolucionária.
Segue abaixo a sinopse do livro, que acabei de ler acidentalmente no site da Folha, depois comento:
O livro mostra que, a partir de uma associação política, inicia-se um relacionamento de amizade e camaradagem que mudaria de fato suas vidas. Desde os encontros preparativos da expedição revolucionária no México até os últimos dias de Guevara, já cercado nas montanhas bolivianas sem esperança de fuga, enquanto Fidel vivia os dias mais duros da Guerra Fria em Havana, o autor percorre os caminhos políticos dos dois líderes, mas sem perder o foco no tema principal: o envolvimento pessoal.

A narrativa de Reid-Henry guarda o melhor estilo jornalístico rápido e direto, uma envolvente reportagem, que mantém o leitor cativado com um ritmo que retoma a tensão dos acontecimentos daquela época. Apesar de tratar de figuras públicas com proeminência internacional, a pesquisa mantém a perspectiva das nuances e contradições de um relacionamento afetivo.

Comento:
Che e Fidel, são bandidos.Che não mais, porquê já foi para o inferno.
Fizeram o possível e o impossível para dar um golpe em Cuba e transformar o governo em um tremendo circo comunista.Mataram muita gente, feriram mais ainda, e pior, acabaram com a liberdade das pessoas.Reflexos disso, existem até hoje.Mais do que isso, existem exemplos.
É muito convincente dizer: "Vamos matar opositores e construir um governo melhor para o povo, um Estado igualitário, um Estado comunista".Foi isso que os dois marginais queriam.Conseguiram?Em partes:
*Mataram os opositores (Sucesso total!)
*Construíram um governo melhor (É piada, né?)
*Construíram um Estado igualitário e comunista (Igualitário não, comunista sim).
Matar, dar golpes, roubar e ferir a liberdade e integridade das pessoas, além de restringir os direitos individuais.Isso é um bom sistema?
Bem Vindos à Cuba!

4 comentários:

  1. seria um livro bem interesante(num sei pa kem)
    okpaoskopaskpoask

    =]

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro, nunca li mas quem sabe algum dia desses.. hehehe.
    Belo blog, se possivel visite o meu tb..
    http://d0rg4d0s.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou a melhor pessoa do mundo pra falar sobre política, mas eu sei que nenhum sistema comunista que foi implantado até hoje seguiu as verdadeiras bases socialistas - aquelas que foram pensadas por Marx e Engels. Na verdade, acho que as ideias deles são sim muito bonitas, como toda essa história de igualdade, um país onde não houvesse rico e pobres, melhores e piores. Mas é só isso que são: bonitas. Utopia puríssima. Nessa sociedade em que vivemos, pra fazer uma modificação tão grande, é preciso passar por cima de muita gente, e é o que fizeram em Cuba, afinal, pra dar no que deu hoje - um país onde os nativos são pobres e não têm nem isqueiro pra acender cigarro, mas onde os turistas passam férias em hotéis de luxo e seus olhos são vedados pra verdade.

    depois passa no meu blog ;)
    http://desventurasefazollisses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só lembrando que aprovei o último comentário acima, pela idéia da leitora sobre Cuba.Porém, a idéia comunista não é bonita não.
    Só para esclarecer!

    ResponderExcluir