quinta-feira, 4 de março de 2010

O novo cacique da Oca



Por: Estadão.com.br
Roberto Carlos empacotou pessoalmente centenas de corações de pelúcia e enviou as caixas para a Oca do Ibirapuera. Abriu seus armários e encaixotou os discos de ouro, fotos, presentes de fãs. Escolheu peças de roupa íntimas, organizou versões de músicas em todos os países em que foram lançadas, apontou os amigos que dariam depoimentos. Abriu o baú da "despensa real" e só proibiu mesmo certas coisas às quais tem notória aversão, como a cor marrom e conformações "estranhas" de objetos (como as formas amebóides, por exemplo).

O cantor foi um tipo de co-curador da mostra que será aberta amanhã, às 19 horas, festejando 50 anos de hegemonia na MPB - supervisionou pessoalmente cada etapa da montagem, e tem até um camarim lá dentro, montado especialmente para a visita-surpresa que fará ao local.

"O que eu não queria era fazer uma exposição apenas para fãs, que fosse algo equivalente ao caderninho dos fanáticos. Porque, se fosse para fazer isso, era só pendurar as cuecas dele ali que encheria a Oca", disse o curador da exposição, Marcelo Dantas. "Eu quis que fosse uma exposição que pudesse demonstrar o impacto de sua obra em todo mundo, do garoto de 16 anos ao executivo da Avenida Paulista, até a dona de casa. Porque Roberto é o grande denominador comum do Brasil, é o artista que desconhece barreiras de classe. O pobre e o rico, o intelectual e o analfabeto: de uma certa maneira, todos passam por Roberto Carlos."

Totalmente interativa, hi-tech, a mostra, contudo, não vai trazer grandes revelações do ponto de vista historiográfico sobre a carreira de Roberto e da Jovem Guarda. Não foram encontrados registros, por exemplo, da primeira temporada dele como cantor, aos 19 anos, numa boate do bairro de Copacabana. "Quem é que, aos 19 anos, teria como antever o futuro e enxergar aquilo que se tornaria?", pergunta Marcelo Dantas.

Por outro lado, haverá diversão de monte. Roberto não queria (detesta excluir), mas se viu obrigado a escolher 10 pessoas com as quais teve uma parceria artística irreparável durante sua vida. Escolheu Tim Maia, Tom Jobim, Gal Costa, Pavarotti, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Wanderléa, Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó e Hebe Camargo. Esta última, aliás, protagoniza um dos momentos divertidos - em depoimento, ela diz: "O que eu queria do Roberto era sexo. Sempre quis. E ainda quero."

Roberto Carlos e Ivete Sangalo são os maiores nomes da música brasileira no Exterior, no momento (Roberto desde sempre). Não é por acaso que são os brasileiros que vão fazer shows este ano nas duas maiores casas de espetáculos de Nova York, Roberto no Radio City Music, no dia 16 de abril, e Ivete no Madison Square Garden, no dia 4 de setembro.

Marcelo Dantas começou a desenvolver a mostra sobre o cantor há 8 anos, mas a coisa só pegou no ano passado, quando foi dada a largada durante uma coletiva do artista em São Paulo. Para o videoartista, boa parte das pessoas que admiram a obra do "Rei" têm dele uma imagem apaixonada e romântica, mas também rebelde, irreverente. Roberto inventou gírias e foi iconoclasta. Refazer esse mosaico é seu desafio.

"O assombroso sobre Roberto é que ele nunca esteve por baixo, sempre esteve no topo. Numa carreira de 50 anos, isso é fantástico. Mudou de gênero, flertou com muitas coisas diferentes, mas sempre fiel a suas convicções", admira-se o curador. Essa versatilidade vai ter um novo lance no próximo dia 17, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo: a faceta sertaneja do cantor vai dar as caras, com uma reunião de seus súditos de chapéu e bota: Chitãozinho & Xororó, Sergio Reis, Zezé di Camargo & Luciano, Roberta Miranda, Rio Negro & Solimões, Gian & Giovani, Victor & Léo, Bruno & Marrone, Milionário & Zé Rico, Daniel, Leonardo, Cesar Menotti & Fabiano, Nalva Aguiar, Martinha, Dominguinhos e Almir Sater (o show terá a participação de Roberto e os ingressos já estão à venda no site www.ingressorapido.com.br).

Um comentário:

  1. Não sou fã de Roberto Carlos,mas aprecio algumas de suas músicas.
    Com certeza a mostra será bem interessante.

    Bjs

    http://garotaborderline.blogspot.com/

    ResponderExcluir