segunda-feira, 1 de março de 2010

Em editorial, 'El País' critica Lula por falta de pressão sobre regime cubano

Em editorial publicado nesta quinta-feira, o jornal espanhol El País criticou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, afirmando que seu governo poderia exercer mais pressão sobre o regime cubano, em especial na área de defesa de direitos humanos.

Segue abaixo alguns trechos da matéria publicada no site da BBC Brasil.A seguir,comento!

O jornal cita a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo em uma prisão, após 85 dias de greve de fome, dizendo que o incidente representa um teste decisivo para Lula e para a comunidade internacional.

O periódico diz que Lula, na condição de líder e porta-voz regional, deveria ter se pronunciado sobre a morte de Zapata, que ocorreu no dia da chegada do presidente a Cuba....

“O silêncio de Lula diante de uma ditadura como a castrista...mancharia o que ele representa, que é tão importante para a América Latina e, na medida em que o Brasil estabelece sua posição de potência emergente, para o resto do mundo.”

Segundo o El País, a morte do prisioneiro político, que protestava contra maus tratos sofridos na prisão e só recebeu ajuda médica quando sua saúde estava tão deteriorada que o fim era irreversível, é razão para forte condenação ao regime cubano, “a ditadura mais longa da América Latina e uma das que mais coíbe a liberdade da história do continente”.

“O compromisso que o Brasil tem demonstrado com os direitos humanos já seria suficiente para justificar esta ação, mas a morte de Zapata a torna inevitável.”

O jornal lembra que o mito da revolução cubana para parte da esquerda latino-americana torna difícil o trato com Havana para qualquer governo, sobretudo para o governo brasileiro.

“Mas as dificuldades para administrar as relações com este mito não podem levar a fechar os olhos diante dos abusos de poder que se cometem em Cuba, e que neste caso resultaram na morte de um preso político.”

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100225_presslulaelpais_ba.shtml
Comento:
Lula é um fanfarrão.Está na cara que ele apoia esta ditadura imbecil esquerdista, de Cuba!
A omissão de atitudes com relação a morte de Zapata é a prova de que ele aceita o regime totalitário cubano, e que defende os amigos esquerdistas.
É lamentável, em plena modernidade, um presidente apoiar a ditadura esquerdista falida, e tentar justificar tal atitude.
Estamos vivendo um massacre de burrices impostas por Lula,PT e a esquerda.Mas se deus quiser, ano que vem, a direita estará de volta ao comando desta grande fazenda de riquezas, que tanto amo!!!!

Ao trabalho...

4 comentários:

  1. Nossa, não entendo nada de Política...
    parabens pelo texto e pelo blog!
    passa no meu depois! são propositos diferentes

    ResponderExcluir
  2. Lula defende os direitos humanos dos que agridem revolucionarios esquerdistas, mas defender a essencia humana ele corre, afinal isso não é esquerda ou direita, é humano, coisa que ele como anta não entende!

    ResponderExcluir