segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um metrô

Sempre fui gamado nesse negócio de estações de metrô, pode parecer loucura, mas é algo muito interessante.A partir de um simples trem, você pode desvendar mistérios sociais, que fazem muito sentido em minha vida de jornalista(ainda não graduado)e escritor.Ainda não tive tempo, mas quando puder, ficarei sentado em uma estação de SP, tomando um café e analisando minunciosamente cada movimento, de cada retalho da multidão que se desenvolve naquelas portas de correr do metrô.Cada um com sua vida, corrida, sofrida, tentando apenas trabalhar, passear, sem ser incomodado ou até mesmo visto.Comum!
A partir de hoje, vou dar mais importância para questões como esta aqui no blog, que refletem a sociedade, seu papel e o meu papel dentro dela, como pensador e formador de opinião.


Ano passado, quando estive na Virada Cultural, pude perceber, no dia primeiro de maio, a tranquilidade excessiva naqueles imensos corredores que interligam pólos de comunicação dinamizados dentro das estações.A linguagem que uso, pode não parecer muito comum, sou um louco que anda por aí, como diz o mestre, Arnaldo Jabor.
Aquela correria maluca, na qual nos submetemos diariamente, em um vício compulsivo(interessante este trecho)para com o relógio, deixamos de viver certos momentos importantes, que só caem em real sentido depois de algumas horas, quando você para e reflete os momentos que vivera a pouco tempo, e o quanto poderia ter aproveitado.
São ciclos cotidianos, que se repetem, e fazem assim, a formação ideológica da sociologia, que estuda fatos que se repetem.Isso é dinâmico.A vida é dinâmica!


Em maio, estarei novamente em São Paulo, prestigiando um dos maiores eventos do país, denominado Virada Cultural.Quero ir de ônibus (não tenho vontade nenhuma de dirigir, e nem que tivesse, não concluí 18 anos ainda), pegar o metrô até a estação carrão, vivendo de novo a experiência da baldiação, fotografando algumas visões que deixei escapar ano passado.Tenho certeza que os conteúdos à postar aqui depois deste evento, serão os máximos possíveis.Vou elevar o nível cultural deste espaço, com este tipo de análise.Só não digo à vocês que tomarei um café na estação, pois sou viciado em relógios.

10 comentários:

  1. a primeira vez que andei de metrô foi em sampa
    bem, também poruqe na minha cidade natal não tinha

    você parece ser uma pessoa bem analitica, aproveite isso em seu favor e vá a luta

    http://grudeichicletes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É mesmo Iago,às vezes na correria do dia-a-dia nós nem percebemos para onde estamos indo e onde estamos.
    O metrô sem dúvida é um lugar para se analisar os detalhes de cada pessoa,já que por dia passam milhares por ali.
    Cada um de um lugar,com diferentes propósitos.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. acho que daria um livro interessante esse encontro quase que etnocêntrico...parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  4. O metrô de São Paulo é uma das poucas coisas que funcionam bem aqui. O trem, que leva as mesmas pessoas, é diferente - sujo, emaconhado , com vendedores ambulantes (o que não ocorre no Metrô).
    Até a educação das pessoas muda no metrô.

    abç
    Renato

    ResponderExcluir
  5. No metro existem pessoas de várias classes sociais. Todas elas com suas vidas com seus dramas.

    Interessante mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Jornalista é aquele que escreve coisas do povo para o povo. Perfect isso do metrô.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo blog, cara! conteúdo pra caramba!
    uma dica, um blog com tanto conteúdo ficaria muito melhor com um template :D na minha opinião é claro hahaha.

    Abraçao!

    http://beboebaixo.blogspot.com

    C.- BeboeBaixo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto! Quero vivenciar a mesma situação, tendo então os retratos desse lugar em minha memória. Nada melhor como uma boa fotografia, não?
    Ah,saudades do ano em que andei de metrô, uma mistura de emoção e "CAIPIRAGEM" por não conhecer as ruas de SP, como caipira não pude render aos encantos da cidade em que o capital gira. O cidadezinha movimentada sô! Pretendo morar por lá, ou melhor, pretendemos morar por lá.

    Um grande abraço amigo.
    Dadal

    ResponderExcluir